Anotações para uma genealogia da desconstrução: Derrida lendo Husserl
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v24i56.2050Palavras-chave:
Desconstrução, Derrida, Husserl.Resumo
Este trabalho é uma interpelação ao tema da “Escritura e a Diferença”, explorando os conceitos de Gênese, Estrutura e Fenomenologia, a fim de perceber as possíveis relações entre eles, além de sua contribuição para o campo filosófico. Na obra “Escritura e a Diferença” de Jacques Derrida, de modo particular, no capítulo V, “Gênesis e Estrutura” e a Fenomenologia, encontra-se o material que inspirou o trabalho. É explorada e comprova-se a recepção de Husserl na obra analisada. Pode-se ainda mostrar um dos enraizamentos mais importantes da fenomenologia e sua relação com a gênese da Desconstrução. Concluímos que os termos Gênese e Estrutura, podendo num olhar ingênuo aparentarem ser conflituosos, se bem aplicados e compreendidos à luz da Fenomenologia, são uma ferramenta interessante para a construção de uma definição filosófica.Referências
BADIOU, Alain. Pocket Panthéon. Figures of post-war philosophy. Tradução de David Macey. London and New York: Verso, 2009.
DERRIDA, Jacques. Paper machine. Tradução de Rachel Bowlby. Stanford, California: Stanford University Press, 2005.
DERRIDA, Jacques. L´écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967.
MIKICS, David. Who was Jacques Derrida? An intellectual biography. New Haven and London: Yale University Press, 2009.
PEETERS, Benoit. Derrida: biografia. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SANTIAGO, Silviano. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
SERRA, Alice Mara. Imagem e suporte: fenomenologia e desconstrução. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 25-42, 2014.Disponível em: http://www.e-publicações.uerj.br/index.php/ekstasis/asticle/view/12790. Acesso em: 26 fev. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.