Ano da Fé: o tesouro de Bento XVI
Palavras-chave:
fé, Bento XVI, Ano da Fé.Resumo
O artigo apresentado trata-se de um estudo sobre os aspectos do Ano da Fé, que foi proclamado sob a forma de Motu Proprio, pelo Papa Bento XVI. O trabalho faz uma ponte entre os aspectos salientados no Annus Fidei e os trabalhos desenvolvidos por Ratzinger ao longo dos seus 60 anos de magistério. Procurou-se, também apresentar algumas ideias, teorias e estudos do seu pensamento filosófico e teológico, sobretudo, acerca da fé. Utilizou-se de estudos bibliográficos, especialmente as obras de Joseph Ratzinger (Bento XVI), atendo-se especialmente, às questões levantadas pelo Pontífice, na sua Carta Apostólica com o qual ele proclamou o referido ano. A história de Ratzinger é um tesouro para a Igreja Católica e para o mundo, e por intermédio do ano da fé, o leitor poderá ter uma noção da grande sabedoria desse homem, que foi o sucessor do apóstolo Pedro e contribuiu de maneira incrível para retidão e salvação dos filhos de Deus.
Referências
BENTO XVI. A porta da fé. São Paulo: Paulus, 2012.
CATECISMO da Igreja Católica. Brasília: Edições CNBB, 2012.
RATZINGER, Joseph. Fé e futuro. Portugal: Princípia, 1969.
______. Jesus de Nazaré. São Paulo: Planeta do Brasil, 2012.
______. Deus Existe? São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2009.
______. O sal da terra. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
SANTA SÉ. Disponível em: <http://www.vatican.va/phome_po.htm>. Acesso em: jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.