A aplicabilidade e eficácia das oficinas de pesquisa e produção textual na iniciação científica
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v23i55.1868Palavras-chave:
Iniciação científica, Oficinas textuais e formais, Pesquisa,Resumo
Este artigo tem como foco a aplicabilidade e eficácia das oficinas de pesquisa e produção textual na iniciação científica em uma universidade privada confessional. Objetivou-se pesquisar o papel docente e discente nessas ações pedagógicas, norteado pelas seguintes problemáticas: Por que um número considerável de alunos encontra dificuldades na elaboração de textos científicos? Qual o papel dos docentes e discentes nesse contexto? Quais são as práticas textuais discursivas necessárias? Nesse contexto, é importante destacar a relevância do docente nas ações desenvolvidas frente aos alunos nas oficinas oferecidas, ainda que estes possam demonstrar dificuldades tanto na capacidade leitora como também na elaboração das produções textuais exigidas na iniciação científica. Dessa forma, foi possível obter resultados que nos demonstraram o motivo das dificuldades dos discentes e como podem dirimir esses obstáculos, bem como a importância das oficinas de pesquisa e produção textual na iniciação científica.
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