Utilizando a equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com necessidades educativas especiais

Autores

  • Lisiane Pereira de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso
  • Heloisa Bruna Grubits Freire Universidade Católica Dom Bosco
  • Janaína Lúcia Rodrigues Bento Universidade Federal de Mato Grosso
  • Delarim Martins Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v23i55.1843

Palavras-chave:

equoterapia, autismo, necessidades educativas especiais.

Resumo

A Equoterapia favorece o desenvolvimento da capacidade de manter a atenção e concentração, estabelecer vínculos afetivos e a autoconfiança dos indivíduos que a praticam, assumindo caráter de suma importância, se aliada ao processo pedagógico de crianças com distúrbios de aprendizagem diversos. Esta prática representa uma nova possibilidade terapêutica, que influencia positivamente no processo ensino aprendizagem, promovendo a inserção de crianças que apresentam alguma dificuldade, seja ela falta de atenção, memória, raciocínio, dislexia, disgrafia, dentre outras. Este estudo objetivou utilizar a Equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com Transtorno do Espectro Autista, melhorando o desempenho escolar e contribuindo com o aprendizado e convívio social do praticante. A Equoterapia auxilia na melhora das relações sociais das crianças autistas na escola, observado na relação tanto com colegas quanto professores, o que indiretamente contribui para melhor rendimento escolar do praticante. Também foram observados benefícios com relação a motricidade, comunicação verbal e interação social.

Biografia do Autor

Lisiane Pereira de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Médica Veterinária, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre em Ciências Veterinárias, Doutora em Zootecnia, Especialista em Equoterapia pela Universidade de Brasília, Coordenadora do Centro de Equoterapia da UFMT (CEEq)

Heloisa Bruna Grubits Freire, Universidade Católica Dom Bosco

Psicóloga , Professora na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestra em Psicologia da Saúde, Especialista em Sóciopsicomotricidade Ramain Thires, Instrutora de Equitação. 

 

Janaína Lúcia Rodrigues Bento, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, Professora na Universidade de Cuiabá (UNIC), Especialista em Relações Raciais em Educação, Especialista em Psicologia Social, Mestra em Educação, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela UFMT.

Delarim Martins Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Pedagogo, Professor de Organização e Funcionamento da Educação Básica (UFMT), Mestre em Filosofia, Doutor em Educação.

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

de Jesus, L. P., Grubits Freire, H. B., Rodrigues Bento, J. L., & Gomes, D. M. (2018). Utilizando a equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com necessidades educativas especiais. Multitemas, 23(55), 155–176. https://doi.org/10.20435/multi.v23i55.1843