O papel da gestão de pessoas dentro das organizações
Palavras-chave:
gestão de pessoas, humanização, inovação.Resumo
Este trabalho apresenta o papel do Gestor de Pessoas e os elementos que norteiam essa função. Faz-se da necessidade de um entendimento mais amplo e objetivo na questão da Gestão de Pessoas dentro da organização, em uma época que ela está sendo modificada e inovada constantemente, diante da globalização, da sociedade, religião, cultura e conceitos. São informações e conhecimentos que surgem e se modificam a todo instante, embora muitas organizações ainda continuem na inércia, muitas ainda confundem Gestão de Pessoas com Departamento Pessoal, tratam e conhecem as pessoas apenas através de sistemas e papéis. O objetivo do trabalho é aproximar os conhecimentos de autores em concordância com a estratégia das organizações, alinhando a missão da empresa com a necessidade do funcionário, consolidando uma visão sistêmica de Gestão e humanizando cada vez mais os processos.
Referências
BACCARO, Archimedes. Introdução geral à administração – administração ontem e hoje. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FRIEDMAN, Brian. et al. Como atrair, gerenciar e reter o capital humano da promessa a realidade. 2. ed. São Paulo: Futura, 2000.
HUNTER, James C. O monge e o executivo. Uma história sobre a essência da liderança. 22.ed. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextame, 2004.
KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1977.
MARQUES, Heitor Romero et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. 4.ed. Campo Grande, MS: UCDB, 2014.
NAVARRO, Dário. Aprendendo a ser patrão. Campo Grande: TEASUL, 2004.
SANTOS, Lígida dos. Marketing pessoal e sucesso profissional. Campo Grande, MS: UCDB, 2002.
SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 25.ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.