A Arquidiocese de Cuiabá ontem e hoje: perspectivas pastorais
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v23i54.1746Palavras-chave:
Arquidiocese de Cuiabá, pastoral, história arquidiocesana.Resumo
Esta pesquisa visa proceder na apresentação histórica, social e pastoral da Arquidiocese de Cuiabá, a partir da época em que era uma capelania da Arquidiocese de Rio de Janeiro até o seu estado atual. É relevante o desenvolvimento progressivo das práticas religiosas do povo cuiabano e a consolidação da presença da Igreja Católica, que determina, por meio de seu calendário religioso, o ritmo da vida do povo. Toda a história, devidamente documentada, é narrada através dos olhares dos bispos e arcebispos que conseguiram obter respostas significativas ao próprio tempo e colaboraram na formação e identificação dos cidadãos de Cuiabá em um povo com tradições e valores cristãos. Nessa linha, seguem as atuais ações pastorais da Arquidiocese; com uma linguagem moderna, esforçam-se para continuar sendo essa luz divina capaz de iluminar o coração de seu povo em um tempo de crise e de dificuldades.
Referências
ARQUIVO DA CÚRIA METROPOLITANA DE CUIABÁ. Livro de Tombo. Cuiabá: [s.n.], 1967.
BENTO XIV. Candor Lucis Aeternae. In: MARTINIS Raffaele de. Iuris pontificii de Propaganda Fide. Pars prima. Romae: [s.n.], 1890. Tomo III.
BRASIL ESCOLA. História de Cuiabá. [s.d.]. Disponível em: <http://cidadebrasileira.brasilescola.com/mato-grosso/historia-cuiaba.htm>. Acesso em: 7 out. 2014.
COMETTI, Pedro. Apontamentos da história eclesiástica de Mato Grosso. Paróquia e Prelazia. Cuiabá: Gráfica Cosindio, 1996. v. 1.
______. Dom Aquino Corrêa. Vida e obra. Cuiabá: Gráfica Cosindio, 1993.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Documentos da CNBB 79. Diretório da Pastoral Familiar. 7. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.
CONGREGAÇÃO DA DOUTRINA DA FÉ. Código de Direito Canônico. São Paulo: Loyola, 2001.
CRUZ, Felisberto Samoel. Arquidiocese de Cuiabá. História e Vida 1910-2010. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2012.
DIÁRIO DE CUIABÁ. Massacres marcaram primeiros contatos. [s.d.]. Disponível em: <http://www.diariodecuiaba.com.br/especial2.php?cod=6&mat=15232>. Acesso em: 7 out. 2014.
FALCÃO DE BARROS, Dom José Francisco. 51ª Assembleia Geral da CNBB. Discurso: os sacramentos da iniciação cristã administrados aos adotados por pessoas do mesmo sexo que vivem em união estável. Brasília: CNBB, 2013.
LEÃO XII. Bolla Sollicita Catholici Gregis Cura. In: Bullarii romani continuatio. Romae: [s.n.], 1854. Tomo XVI.
MENDES, Alexandre. Dados históricos. [s.d.]. Disponível em: <http://www.arquidiocesecuiaba.org.br/index.phpoption=com_content&task=view&id=3>. Acesso em: 7 out. 2014.
NOGUEIRA, Luiz Rogério. Gestão administrativa e financeira eclesiástica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
PERARO, Maria Adenir (Org.). Arquidiocese de Cuiabá. Seminário do jubileu da Igreja Católica e os cem anos da Arquidiocese de Cuiabá. Rumo aos 100 anos. Cuiabá: Cúria Metropolitana-Expediente, 2008.
PICCININI, Bonifácio. XIV Plano de Evangelização. Ser Igreja no Novo Milênio 2002-2004. Cuiabá: Cúria Metropolitana-Expediente, 2002.
PIO X. Bula Novas Constituire. In: AAS 2 (1910) 290.
PÓVOAS, Lenine C. História geral de Mato Grosso. Cuiabá: CIP, 1995. v. 1.
PROJETO ALEGRANDO. Comissão para Animação Bíblico-Catequética – Pastoral da Crisma. [s.d.]. Disponível em: <http://projetoalegrando.webnode.com.br/o-projeto/ver-julgar-e-agir/>. Acesso em: 24 out. 2014.
SANTOS, Milton Antônio. Calendário Arquidiocesano de Pastoral – 2016. Cuiabá: Cúria Metropolitana-Expediente, 2016.
______. Calendário Arquidiocesano de Pastoral – 2014. Cuiabá: Cúria Metropolitana-Expediente, 2014.
______. As diretrizes 2014-2019 para a Pastoral Familiar e o Sacramento do Matrimônio. Cuiabá: Cúria Metropolitana-Expediente, 2013. v. 2.
______. Diretrizes do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá. Formação dos Agentes-Catequistas e Sacramentos da Iniciação Cristã 2012-2018. Cuiabá: Cúria Metropolitana-Expediente, 2012. v. 1.
______. Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá. Documento Conclusivo. 3º doc. Cuiabá: Cúria Metropolitana-Expediente, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.