Reflexões e entendimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais

Autores

  • Jéssica Rabelo Nascimento Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Adriana Lucia de Chaves de Barros Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Karine Albuquerque Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v23i53.1611

Palavras-chave:

Libras, Língua, Linguística

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal promover um estudo sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) que é a língua usada pela comunidade surda brasileira e obteve seu reconhecimento legal pela Lei 10436/2002 regulamentada pelo Decreto 5626/2005. Buscaremos refletir sobre as especificidades da Libras, entendendo suas características linguísticas e não linguísticas. Para tanto faremos a descrição do aspecto fonológico da Libras, elucidando seu status linguístico. Esta é uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores renomados como, Brito (1995) e Quadros e Karnopp (2004), que são pesquisadores renomados na educação de surdos. Entender a condição Linguística do surdo é o começo de uma longa caminhada, em que novas questões, descobertas, desafios e reflexões se fazem emergir, sensibilizando um número cada vez maior de pesquisadores, professores e autoridades competentes. Por meio desta pesquisa, aprofundamos os conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais.

Biografia do Autor

Jéssica Rabelo Nascimento, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Jessica Rabelo Nascimento

Acadêmica de letras com Ênfase em Linguistica pela Universidade Estaudual do Mato Grosso do Sul, pesquisador e bolsista pela CNPq com foco em Linguistica Aplicada.

Adriana Lucia de Chaves de Barros, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Pós-Doutoranda em Letras Modernas pela USP (2016-2017). Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2006). Diplomada no curso de pós-graduação em Management (MBA) pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2003). Diplomada no curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, (DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English, RSA) pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1994), adquirindo o título de Royal Society of Arts. Graduada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela PUC-Rio (1984). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras.

Karine Albuquerque, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS (2017). Tradutora/intérprete de Libras com experiência nos âmbitos: educacional, clínico, palestras, seminários e congressos. Possui certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras / Língua Portuguesa / Libras Nível Superior e Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais Nível Superior . Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS (2016), Pós-Graduada lato sensu em Libras (2012) e Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2009).

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Nascimento, J. R., Barros, A. L. de C. de, & Albuquerque, K. (2018). Reflexões e entendimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais. Multitemas, 23(53), 91–101. https://doi.org/10.20435/multi.v23i53.1611