A pedagogia militar e a formação em direitos humanos nas missões de paz: uma interdisciplinaridade necessária

Autores

  • Paulo Sérgio Xavier Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jefferson Gomes Nogueira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lucrécia Stringhetta Mello Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1520

Palavras-chave:

educação militar, direitos humanos, interdisciplinaridade.

Resumo

As pesquisas realizadas nos programas de Pós-Graduação no Brasil, cujo foco é a Instituição Escolar, em sua quase totalidade, privilegiam as instituições civis de ensino, em detrimento da Educação Militar. A categoria militar sempre esteve presente e intervindo nos momentos de graves crises políticas e institucionais. O relatório final da Comissão Nacional da Verdade (2014) recomenda uma reformulação dos concursos de ingresso e dos processos de avaliação contínua nas Forças Armadas e na área de segurança pública, de modo a valorizar o conhecimento sobre os preceitos inerentes à democracia e aos direitos humanos. A interdisciplinaridade possibilitou-nos adotar a polissemia conceitual ao invés de generalizações, destacando da análise bibliográfica resultados válidos e representativos desse fenômeno. Weber (1982), Gusdorf (1961), Althusser (1985), Bobbio (1992) nos fornecem respaldo teórico para concluir que a categoria militar carece de uma preparação interdisciplinar que conjugue a Formação Militar e a Educação em Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Xavier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Direito pela Faculdade Novo Milênio de Vila Velha – ES.

Jefferson Gomes Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora. (UFJF)

Lucrécia Stringhetta Mello, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Xavier, P. S., Nogueira, J. G., & Mello, L. S. (2017). A pedagogia militar e a formação em direitos humanos nas missões de paz: uma interdisciplinaridade necessária. Multitemas, 22(52), 93–124. https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1520