A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: um desafio para a universidade
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1511Palavras-chave:
Inclusão Social, Necessidades Especiais, UniversidadeResumo
A inclusão na universidade é um direito de acadêmicos com necessidades educativas especiais, garantindo uma educação de qualidade a todos. Delinear-lhes os obstáculos para tal inclusão se configura como principal objetivo deste trabalho, que é descritivo de caráter exploratório, qualitativo, realizado por revisão bibliográfica, buscando artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com base de dados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), artigos em português, de 2005 e 2015, relacionados à questão norteadora. Essa inclusão implica desafios, destacando-se: barreiras arquitetônicas, falta de recursos adequados às necessidades educacionais, despreparo e dificuldades dos professores em promover e lidar com a inclusão, além das principais medidas realizadas para incluí-los na universidade. Assim, ao iniciar a vida na universidade para esses acadêmicos, evidencia-se a necessidade de uma diversidade de aperfeiçoamento como em estruturas físicas, elaboração curricular direcionada, formação curricular dos professores e inserção de tecnologias assistivas.
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