O quarto que sou eu e o quarto que eu posso arrumar: uma pesquisa alicerçada na experiência

Autores

  • Ariany da Silva Villar Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Josemar de Campos Maciel Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.148

Palavras-chave:

pesquisa heurística, método fenomenológico, pesquisa-relação.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é dar visibilidade ao fenômeno da relação do jovem (de 18 a 21 anos) com seu quarto, a partir do relato de estudos de caso realizados, como também realizar o ensaio da construção de uma Metodologia que priorize os sujeitos de pesquisa e suas experiências. Diante de todo o alvorecer de complexidades de nossa sociedade Pós-Moderna, coube a nós, com esta pesquisa, mostrarmo-nos sensíveis a um pequeno universo dentro deste ilimitado – enfocamos o processo dialético em que o indivíduo constrói seu espaço e é construído por ele, sendo esse espaço o seu próprio quarto. A escolha pelo sujeito jovem se motiva por seu diálogo intenso com as transformações de nossa era e por sua construção identitária característica do momento do desenvolvimento em que se encontra, refletida em desejos e gestos de diferenciação e individuação. Como esta pesquisa nasce e se desenvolve pelo viés da relação entre os seus participantes, sua tentativa não esteve em torno de uma transcrição do fenômeno, mas sim da produção de insights pelos participantes da pesquisa em diálogo com seus respectivos espaços de manifestação, por meio das contínuas reflexões incitadas nos encontros entre participante-pesquisador e participantes-pesquisados; as representações e significações do participante-pesquisador estiveram sempre presentes na pesquisa e foram consideradas como influentes por direcionarem o olhar deste no perceber do fenômeno.

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Publicado

2015-11-26

Como Citar

Villar, A. da S., & Maciel, J. de C. (2015). O quarto que sou eu e o quarto que eu posso arrumar: uma pesquisa alicerçada na experiência. Multitemas, (48). https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.148