Competência para educar e carisma para conquistar: o diferencial da gestão na escola salesiana
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.146Palavras-chave:
gestão escolar, escola salesiana, Sistema Preventivo.Resumo
Este artigo intenta correlacionar as questões da competência e do carisma na prática da gestão da escola privada salesiana. Trata-se de uma pesquisa de caráter estritamente bibliográfico, na qual as três seções procuram responder aos seguintes marcos referenciais: de onde veio, onde se encontra e aonde deve chegar a gestão salesiana. Ao final desse itinerário – que parte da história à gestão escolar salesiana – procura-se caracterizar seu diferencial, o qual está ligado à especificidade do Sistema Preventivo em relação às demais escolas, com indicações aos gestores salesianos para atenção no acompanhamento de processos, pessoas e no contexto da escola, para que as vertentes da competência e do carisma sejam igualmente garantidas, sem oposição nem prejuízo.
Referências
BOSCO, João. Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, 1815-1855. Tradução de Fausto Santa Catarina. 3. ed. rev. e amp. São Paulo: Salesiana, 2005.
BOSCO, Teresio. Dom Bosco. Uma biografia nova. São Paulo: Salesiana, 1997.
BRAIDO, Pietro. L’esperienza pedagogica di Don Bosco. Roma: LAS, 1988.
______. Prevenir, não reprimir. O Sistema Preventivo de Dom Bosco. São Paulo: Salesiana, 2004.
______. Dom Bosco. Padre dos jovens no século da liberdade. São Paulo: Editora Salesiana, 2008. v. 2.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
CASTRO, Afonso de. Caminhos pedagógicos: releitura do sistema pedagógico salesiano na sociedade pós-moderna. São Paulo: Salesianas, 1999.
______. Releitura do Sistema Preventivo na sociedade pós-moderna. Campo Grande, MS: UCDB, 2001.
______. Carisma para educar e conquistar. Espiritualidade, alegria e prazer na educação salesiana. São Paulo: Editora Salesiana, 2002.
______. Carta de Roma de Dom Bosco. Campo Grande, MS: UCDB, 2007a.
______. Presença institucional salesiana. Informações e orientações para os leigos que trabalham em nossas instituições. Campo Grande, MS: UCDB, 2007b.
DICASTÉRIO PARA A PASTORAL JUVENIL SALESIANA. A Pastoral Juvenil Salesiana. Quadro referencial. 3. ed. Brasília: Editora SDB, 2014.
FEIJÓ, Caio. Preparando os alunos para a vida. Curitiba, PR: Expoente, 2006.
FERREIRA, Antônio da Silva. Uma administração humana para nossas escolas. São Paulo: Editorial Dom Bosco, 1978.
______. Aspectos da educação e da existência humana. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1981.
KUZMA, Cesar. O papel dos educadores leigos na escola católica. In: TESCAROLO, Ricardo (Org.). Escolas católicas diante de um novo tempo. Curitiba, PR: Positivo, 2013.
LENTI, Arthur J. Dom Bosco. História e carisma. [Expansão: de Valdocco a Roma (1850-1875)]. Brasília: EDB, 2013. v. 2.
LIBANIO, João Batista. Os desafios atuais da escola católica para a contemporaneidade. In: TESCAROLO, Ricardo (Org.). Escolas católicas diante de um novo tempo. Curitiba, PR: Positivo, 2013.
OLIVEIRA. Jelson R. de. Escola em pastoral. Currículo evangelizador. In: TESCAROLO, Ricardo (Org.). Escolas católicas diante de um novo tempo. Curitiba, PR: Positivo, 2013.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.
______. Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
______. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
REDE SALESIANA DE ESCOLAS - RSE (Org.). Escola Salesiana na América. III Encontro Continental. Brasília: CISBRASIL-CIB, 2009.
RESTREPO, Luis Carlos. O direito à ternura. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
WAGNER, John; HOLLENBECK, John. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2004.
WERNECK, Hamilton. O que é a escola empreendedora. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.