A inclusão social da comunidade surda nas novas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.145Palavras-chave:
novas tecnologias, método ensino-aprendizagem, inserção da comunidade surdaResumo
Neste artigo, estudam-se as facilidades e as dificuldades da comunidade surda na utilização e no acesso das novas tecnologias. Analisa-se, também, o papel que elas desempenham no método de ensino de aprendizagem e a necessidade de um orientador para facilitar o entendimento dessas tecnologias. Apresenta assim, a evolução que a inclusão da comunidade surda obteve ao longo dos tempos. Denota-se, também, no decorrer deste artigo, a evolução que a comunidade surda passou, como por exemplo, na utilização de mecanismos diversificados, até mesmo máquinas, para que os surdos pudessem desenvolver, de maneira mais satisfatória, seus estudos, participando de um modo mais efetivo na sociedade, tornando-se um cidadão de direitos e, principalmente, conquistando sua liberdade. Para que este artigo fosse concluído, surgiu o interesse de analisar, de forma global, as modificações que as tecnologias agregaram na vida dos surdos e os obstáculos e estigmas sociais desse processo de inclusão. Assim, este artigo apresenta na introdução, uma visão geral do resultado obtido da pesquisa; na sequência, pesquisa bibliográfica, de suma importância, para que o leitor possa compreender as transformações que a comunidade surda sofreu, suas vantagens; e finalmente o que ainda falta ser feito nesse sentido.
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