A saúde permeada pela espiritualidade
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v22i51.1309Palavras-chave:
saúde, espiritualidade, logoterapia.Resumo
A espiritualidade sempre fez parte da esfera do homem, mas, quando se trata de uma vida saudável, não é raro encontrar teorias e abordagens que procuram excluir a espiritualidade da vida humana. O Artigo apresentado trata de um estudo sobre a espiritualidade como uma condição básica para uma boa saúde, seja física ou psíquica. Outrossim, procurou mostrar que alguns argumentos que acusam a falta de cientificidade da espiritualidade não se sustentam, especialmente nas questões psíquicas, em que cada vez mais cresce a importância de uma vida espiritual saudável. Nesse sentido, foi dedicado uma parte especial para explanar sobre a logoterapia e algumas de suas abordagens empíricas, que comprovam a eficácia de uma vida espiritual saudável.
Referências
BENTO XVI. Caritas in veritate. São Paulo: Paulinas, 2009.
CHESTERTON, Gilbert K. The game of psychoanalysis. 1923. Sociedade Chesterton Portugal. Disponível em: <http://sociedadechestertonportugal.blogspot.com.br/2013/07/o-jogo-da-psicanalise.html>.
FRANKL, Viktor. A vontade de sentido. São Paulo: Paulus, 2011.
______. Em busca de sentido. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______. A presença ignorada de Deus. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
GOMES, José Carlos Vitor. A prática da psicoterapia existencial: logoterapia - uma aproximação à obra de Viktor Frankl e o movimento humanístico existencial da Escola de Viena. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988.
GRUN, Anselm. A saúde como tarefa espiritual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
JUNG, C. J. A Psicologia e religião. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
MARINO, Raul Jr. A religião do cérebro – as novas descobertas da neurociência a respeito da fé humana. São Paulo: Gente, 2005.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946. Biblioteca virtual de direitos humanos. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html>. Acesso em: ago. 2016.
PANTANO, Telma; ZORZI, Jaime Luiz (Org.). Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2009.
RATZINGER, Joseph. Selecção de textos, 2005. Disponível em: <http://img.cancaonova.com/noticias/pdf/276398_CitacoesCardealRatzinger.pdf>.
SHEEN, Fulton. A paz da alma. São Paulo: Molokai, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.