Concepção educativa na prevenção de drogas nas escolas: uma abordagem psicodramática
Resumo
Este trabalho descreve uma investigação sobre a prevençãoao uso abusivo de drogas nas escolas do Plano Piloto em Brasília-DF, desenvolvida em duas etapas distintas e complementares. Na primeira etapa, quantitativa, realizou-se uma sondagem entre 28 orientadores educacionais - O.E. de escolas públicas e 18 de escolas particulares, com objetivos de averigüar a participação desses profissionais em cursos de prevenção a drogas e respectivos efeitos sobre suas práticas educativas. A segunda etapa, qualitativa, consistiu na aplicação e posterior avaliação de um treinamento em prevenção de drogas, inspirado na abordagem psicodramática, em uma escola particular, do qual participaram três O.E. e outros 146 profissionais. O objetivo desta segunda etapa foi o de averiguar as influências do treinamento sobre o grupo. Na primeira etapa, os resultados mostraram que boa parte dos O.E. nunca realizou algum curso de prevenção a drogas (12,6% e 39%, respectivamente, entre os das escolas públicas e os das escolas particulares); a maioria dos cursos realizados inspiravam-se apenas na informação (41,7% e 54,5%); a maioria dos O.E. avaliam positivamente a produtividade dos cursos realizados (90,4% e 72,7%), o mesmo não ocorrendo quanto à avaliação de sua aplicabilidade (46,4% e 45,5%). Na segunda etapa, registrou-se que o treinamento pautado sobre o referencial psicodramático pode dificultar ou facilitaro engajamento num trabalho preventivo nas escolas, na medida em que mobiliza, nos profissionais envolvidos, conteúdos afetivos e psicossociais muito intensos em relação ao fenômeno da droga. Entretanto, superadas as resistências iniciais, prepara os profissionaispara um trabalho educativo e formativo, garantido por uma constante abertura no canal de comunicação com o jovem.Referências
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