Universidade comunitária – um estudo aproximativo
Resumo
Uma das questões mais polêmicas quando se fala em ensino superior no Brasil é o difícil relacionamento entre as instituições públicas e privadas. Porém, hoje não se pode mais analisar essas duas modalidades como dois blocos homogêneos e monolíticos. Cada uma dessas categorias apresentam aspectos muito peculiares, os quais acabam se transformando em sub-modalidades do ensino de terceiro grau. No que diz respeito ao ensino privado, parece haver um certo consenso em separá-lo em duas categorias específicas: as universidades ou faculdades do tipo comunitária/confessional e as chamadas instituições do tipo “empresarial”. Poucos trabalhos têm explorado a análise das características das universidades comunitárias, o que dificulta a compreensão de suas especificidades. Este estudo enfoca algumas questões polêmicas que devem merecer pesquisas posteriores, a saber:– a concepção de universidade “pública não estatal”;– o relacionamento entre as entidades mantenedoras e as entidades mantidas em relação a autonomia universitária, a liberdadede pesquisa, a descentralização de poder, entre outros;– como se constroem o caráter comunitário, o respeito à ética e à cidadania na prática acadêmica;– como se caracteriza a extensão universitária, preconizada como um dos traços fundamentais das universidades comunitárias. Entendida como uma primeira aproximação do objeto de estudo, a pesquisa revelou a necessidade de explorar teoricamente as categorias explicativas dessa realidade específica do ensino superior brasileiro.Referências
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