Marketing territorial aplicado a distritos industriais: estratégia de inovação para empreendedorismo e desenvolvimento local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2602

Palavras-chave:

áreas industriais, marketing, desenvolvimento territorial

Resumo

O distrito industrial é importante para o desenvolvimento econômico e social, local e regional, enquanto o marketing territorial é relevante para a implementação de ações de empreendedorismo e desenvolvimento. Considerando o potencial de indústrias, as demandas do Corede Noroeste Colonial, no Rio Grande do Sul, e os distritos industriais e o marketing territorial como base teórico-conceitual, o objetivo deste trabalho foi identificar, compreender e analisar as limitações e oportunidades das áreas industriais desta região, diante do seu contexto, articulações e dinâmicas de empreendedorismo e desenvolvimento, à luz das estratégias de marketing territorial. Foram realizadas entrevistas com agentes públicos e gestores empresariais das áreas industriais desta localidade. Verificou-se a expansão de mercado das indústrias, diversidade de produtos e serviços, bem como conscientização dos envolvidos quanto à relevância da interação e cooperação entre atores e dos processos de inovação para o desenvolvimento destas áreas. Constatou-se, porém, demandas quanto à visão empreendedora dos atores, regularização das áreas, infraestrutura, logística e recursos, fatores estes comprometedores do empreendedorismo e desenvolvimento local. Concluiu-se que tais aspectos demandam estratégias de marketing territorial para fortalecer a cooperação entre agentes públicos e privados, contribuindo para captar recursos e desenvolver as dinâmicas territoriais por meio de ações eficazes de governança, empreendedorismo e inovação.

Biografia do Autor

Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista Prosuc/Capes (UNIJUÍ).

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Engenharia da Produção e Pós-Doutor em Administração. Professor doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Contabilidade e Finanças. Professor doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Desenvolvimento Regional. Coordenador e professor doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

da Fonseca Capssa Lima Sausen, J., Oneide Sausen, J., Knebel Baggio, D., & Luís Allebrandt, S. (2021). Marketing territorial aplicado a distritos industriais: estratégia de inovação para empreendedorismo e desenvolvimento local. Interações (Campo Grande), 22(1), 115–130. https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2602