Pressupostos para Formação Educacional em Desenvolvimento Local

Autores/as

  • Vicente Fideles de Ávila

DOI:

https://doi.org/10.20435/interações.v1i1.616

Palabras clave:

Formação Educacional, Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento Endógeno.

Resumen

Considerando a formação como a “pesquisa de (mais) formas” para compreensão do que significadesenvolvimento local, e a educação como processo de encaminhamento dos sentidos e valores pesquisadosà respectiva práxis operacional, o texto focaliza, de um lado, pressupostos mais “formativos” (de experiênciaque marcou o autor a questões conceituais nebulosas) e, de outro, se conclui por quatro pressupostos mais“educativos”, sobre maneiras de ser e agir dos agentes externos do desenvolvimento local.

Citas

ÁVILA, Vicente Fideles de. Considerações sobre gestão integral de educação e outros serviços básicos no município. Revista Brasileira de Administração da Educação. Porto Alegre, Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação (ANPAE), v.5, n.2, jul./dez. 1987.

_____. Escola básica: municipalização e acesso democrático. In: Revista Pro-Posições. Campinas, UNICAMP/Cortez, n.1, mar. 1990.

_____. Municipalização do ensino: da falácia utópica ao realismo competente. In: Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, ABT, n.199/120, jul./out.

_____. Municipalização para o desenvolvimento. Campo Grande, UFMS, 1993.

_____. No município sempre a educação básica do Brasil. 2.ed. (revisada e ampliada). Campo Grande, UCDB, 1999 (1.ed.: 1985).

_____. Repensando a relação estado/municípios: uma sugestão para o Governo de Mato Grosso do Sul. Série Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande, UCDB, n. 4, nov. 1996.

CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico Nova Fronteira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1994.

GONZÁLEZ, Román Rodrigues. La escala local del desarrollo – definición y aspectos teóricos. In: Revista de Desenvolvimento Econômico. Ano 1, n. 1, Salvador, nov. 1998.

LOTHELLIER, Alexandre. La formation en question. In: INSTITUT DE FORMATION ET D’ÉTUDES PSYCHOSOCIOLOGIQUES ET PÉDAGOGIQUES. Formation 1 – quelle formation? Paris, Petite Bibliothèque Payot, 1974.

MARTÍN, José Carpio. Nuevas realidades en el desarrollo local en España e Iberoamérica. In: Seminário Internacional sobre Perspectivas de Desarrollo en Iberoamérica. Santiago de Compostela, maio de 1999.

MORAES, Magali Aparecida Alves. A interdisciplinaridade e a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Projeto de Pesquisa de Doutorado. Marília, UNESP. PIERSON, Donald. Teoria e pesquisa em sociologia. São Paulo, Melhoramentos, 1968.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995, p. 77-91.

Publicado

2016-03-01

Cómo citar

de Ávila, V. F. (2016). Pressupostos para Formação Educacional em Desenvolvimento Local. Interações (Campo Grande), 1(1). https://doi.org/10.20435/interações.v1i1.616

Número

Sección

Artigos