Performances comunitárias e vieses teóricos sobre potencialidades de participação no Jardim Sayonara – Campo Grande-MS – em ótica de Desenvolvimento Local
DOI:
https://doi.org/10.20435/interações.v10i1.406Palabras clave:
Potencialidades de participação. Desenvolvimento Local. Fenomenologia comunitária. Comunitarização em Desenvolvimento Local.Resumen
Esta matéria se refere à pesquisa, norteada por critérios fenomenológicos básicos da pesquisa qualitativodescritiva,realizada no Jardim Sayonara de Campo Grande-MS, ao longo do biênio 2005-06, com o objetivo deidentificar e analisar potencialidades de participação, nessa territorialidade, compatíveis com implementação deDesenvolvimento Local. Neste texto, as abordagens não apenas se voltam sobre as principais ênfases dessa pesquisa,como também acrescentam observações teóricas e interpretativas, destacando, além de esclarecimentos introdutórios(item 1): contexto de territorialidade do Jardim Sayonara (item 2); relação entre vieses teóricos, informações eperformances de participação (item 3); três importantes ponderações decorrentes, com explicitação de aspectosteóricos básicos implicados em dinâmicas de comunitarização para DL (item 4); e destaques rememorativo-conclusivos(item 5).Citas
ÁVILA, Vicente Fideles de. “Paciência”, capitalismo, socialismo e desenvolvimento local. INTERAÇÕES - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande-MS: PPMDL/ UCDB, v. 9, n.1, p. 85-98, mar. 2008.
______. Cultura de sub/desenvolvimento e desenvolvimento local. Sobral-CE: Edições UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú), 2006.
______. Pressupostos para formação educacional em desenvolvimento local. INTERAÇÕES – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande: MDL/ UCDB, n.1, p. 63-75, set. 2000a.
______. A pesquisa na vida e na universidade. 2. ed. Campo Grande-MS: UFMS/UCDB, 2000b.
ÁVILA, F. A; CAMPOS, I. M. M; ROSA, M. W. C.; FERRO, F. F. C.; PAULITISCH, R. J. Formação educacional em desenvolvimento local: relato de estudo em grupo e análise de conceitos. 2. ed. Campo Grande-MS: UCDB, 2001.
BAUMAN, Sygmunt. Comunidade: a busca por segurança. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BECK, Ulrick. A reinvenção da política. In: GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. (Orgs.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997. p. 45-69.
BORDENAVE, Juan Diaz. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, v. 95).
CARDENAL, Fernando. La renovación necesaria: desarrollo humano. ENVIO - Revista (Digital) Mensual de Análisis de Nicaragua y Centroamérica, Managua-NI: Universidad Centroamericana, octubre/1994. Disponível em: <http://www.envio.org.ni/articulo/ 891>. Acesso em: 4 nov. 2008.
COELHO, Ione de Souza. Participação e Desenvolvimento Local em realidade societária de risco: o caso do Jardim Sayonara de Campo Grande-MS. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande-MS.
DIAS, Genebaldo Freire. Populações marginais em ecossistemas urbanos. 2. ed. Brasília: IBAMA, 1994.
MASINI, Elcie F. Salzano. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 61-67.
MICHAELLIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.
PIERSON, Donald. Teoria e pesquisa em sociologia. 11. Ed São Paulo: Melhoramentos, 1968.
TIMASHEFF. Nicholas S. Teoria sociológica. Trad. Antônio Bulhões. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.