Culturas infantis de crianças pantaneiras em contexto escolar: o protagonismo como elemento de desenvolvimento da cultura local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3774

Palavras-chave:

crianças pantaneiras, culturas infantis, contexto escolar, protagonismo

Resumo

A região do Pantanal sul-mato-grossense, por meio da implantação de suas escolas-fazenda, abre possibilidades para investigações e, nesse contexto, emerge este texto, que apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento. A investigação de abordagem qualitativa e cunho etnográfico teve por sujeitos as crianças pantaneiras de uma escola-fazenda localizada no município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul.  O texto em questão tem por objetivo identificar as re(criações) e apropriações das crianças pantaneiras nas brincadeiras infantis, em contexto escolar, ilustrativas de seu protagonismo e marco da cultura local. Ancora-se nos pressupostos da Sociologia da Infância, que reconhece as crianças como atores sociais, protagonistas de suas histórias de vida. Utiliza para a coleta de dados a observação participante, caderno de campo, fotografias e roda de conversa, como modo de conhecer o grupo e interagir em meio às suas brincadeiras, que manifestam o protagonismo infantil. Os resultados evidenciam que as crianças pantaneiras, por meio de ações interativas em suas brincadeiras, carregam conhecimentos individuais construídos nas experiências cotidianas dos seus mundos sociais e culturais mais amplos e vão, de alguma forma, assumindo elementos compartilhados da interação com outras crianças e adultos, gerando, assim, as re(criações) e apropriações de suas vidas pantaneiras.

Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Realizou estágio pós-doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Sociologia da Infância, no Instituto de Educação na Universidade do Minho. Doutorado em Desenvolvimento Local pela Universidade Complutense de Madri. Mestrado em Educação, Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Psicopedagogia e Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers. Graduação em Pedagogia pela UCDB. Professora de pós-graduação e graduação da UCDB. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da UCDB.

Janaina Nogueira Maia Carvalho, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança/Sociologia da Infância − Universidade do Minho em Braga, Portugal. Mestrado em Educação pela UCDB. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Graduação em Pedagogia pela UCDB. Atualmente, é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAQ) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância (GEPDI/UCDB).

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

Brostolin, M. R., & Carvalho, J. N. M. (2023). Culturas infantis de crianças pantaneiras em contexto escolar: o protagonismo como elemento de desenvolvimento da cultura local. Interações (Campo Grande), 24(1), 343–356. https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3774