O Português Centro Histórico de São Francisco do Sul (BR): um atributo para o turismo cultural

  • Diva de Mello Rossini Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Luciano Torres Tricárico Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Carlos Alberto Tomelin Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Palavras-chave: Patrimônio. Turismo cultural. Paisagem.

Resumo

Este artigo divulga a importância da preservação da memória e da identidade por meio da conservação do patrimônio histórico construído, o qual pode se tornar um atributo para o desenvolvimento do turismo cultural. Os locais de realização do estudo foram a Baixa Pombalina em Lisboa (PO) e o centro histórico de São ‘Francisco do Sul (BR). O método aplicado foi de Rossini (2014), cujas categorias de analise da paisagem foram hierarquizadas por análise de redes sociais.

 

Referências

AUGUSTO-FRANÇA, José. Lisboa – história física e moral. Portugal: Livros Horizonte, 2009.

ARGAN, Giulio Carlos. Projeto e destino São Paulo: Atica, 2001.

BICCA, Paulo; BICCA, Briane. Arquitetura na formação do Brasil. 2. ed. Brasília: UNESCO, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2008.

BOULLÓN, Roberto. Planejamento do espaço turístico. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2002.

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. 2013. Disponível em: <http://www.cm-lisboa.pt/>. Acesso em: fev. 2014.

CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. Lisboa: Edições 70, 1971.

DIOGO, Érica (Org.). Recuperação de imóveis privados em centros históricos. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta, 2009. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ColReg_RecuperacaoImoveisPrivadosCentrosHistoricos_m.pdf>.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Patrimônio, desenvolvimento e cidadania – PAC cidades históricas. Brasil, 2009. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=14926&retorno=paginaIphan>.

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA TROPICAL/ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO (IICT/AHU). Mapa da 6ª Carta da Costa do Brasil, desde a ponta de Araçatuba até a Barra de Guaratuba. Lisboa, [s.d.].

ISHIZAKA, Gloria. Imagens de Lisboa. 2011. Disponível em: <http://gloriaishizaka.blogspot.pt/2011/06/portugal-baixa-de-lisboa.html>. Acesso em: jan. 2014.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MUSEU DA CIDADE. Exposições. http://www.museudacidade.pt/Esposicoes/Permanente/Paginas/default.aspx">Exposição Permanente. O terramoto de 1755 e a reconstrução (séc.XVIII/XIX). 2013. Disponível em: <http://www.museudacidade.pt/Esposicoes/Permanente/Paginas/Terramoto-de-1755-Reconstrucao-sec-XVIII%E2%80%93XIX.aspx>. Acesso em: jan. 2014.

NORMAN, Aguilar Gallegos; ALEJANDRO, Velásquez Álvarez. Manual introdutório a analise de Redes Sociais.2006 .

OLIVEIRA, Andréa. Cá e lá, histórias há: mitos e símbolos nas lendas de São Francisco do Sul e da Ilha da Madeira. 2010. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) -Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC.

PEREIRA, Antônio. Lisboa Barroca. Da restauração ao terramoto de 1755: a vida e a mentalidade. Do espaço, do tempo e da morte. Lisboa: Horizonte, 1994.

PESSOA, João. Cidade barroca ou tardo medieval? A arquitetura na definição dos traçados urbanos da América portuguesa. [s./d.]. Universidade Federal Fluminense. Brasil. Disponível em: <http://www.upo.es/depa/webdhuma/areas/arte/3cb/documentos/089f.pdf>. Acesso em: jan. 2014.

PORTAS, Nuno. A cidade como arquitetura. 4. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO SUL. ETEC-SFS-IPHAN. Plano de Preservação do Patrimônio Histórico de São Francisco do Sul. São Francisco do Sul, SC, 2010.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1970.

ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ROSSINI, Diva de Mello. A Barroca Lisboa (PT) e o centro histórico de São Francisco do Sul (BR). 2014. Relatório de estágio pós-doutoral. Programa de Doutoramento e Pós doutoramento em Arquitetura - Universidade de Lisboa (PT).

SECRETARIA DE TURISMO DE LISBOA. O Plano Estratégico para o Turismo de Lisboa 2011-2014. Publicado em 2011. Disponível em: <http://www.cafeportugal.net/resources/3/files/plano%20estrategico.pdf>. Acesso em: nov. 2013.

YAZIGI, Eduardo. A alma do lugar. São Paulo: Contexto, 2001.

Publicado
2016-03-01