Diversidade étnica e educação indígena: políticas públicas no Brasil

  • Ieda Marques de Carvalho
Palavras-chave: Diversidade étnica, Educação escolar indígena, Políticas públicas.

Resumo

Neste estudo discute-se a questão da diversidade étnica e a educação indígena, sob a ótica de suas políticase partindo do pressuposto que com a categoria “educação indígena” estaremos tratando da “educação escolarindígena”. Aborda-se, do ponto de vista histórico, a política indigenista e a política de educação escolar indígena,salientando que os projetos e programas delas decorrentes passam pela discussão com as comunidades indígenas,tanto sobre a diversidade étnica como sobre a educação escolar indígena, para que alcancem os resultados por todosalmejados.

Referências

ÀVILA, Vicente Fideles de. Pressupostos para a formação educacional em desenvolvimento local. In: Interações, Campo Grande: UCDB, 1(1), p. 63-76, 2000.

CARVALHO, Ieda Marques de Carvalho de. Professor indígena: um educador do índio ou um índio educador. Campo Grande: UCDB, 1998.

_____. A política de integração nacional na visão dos índios. In: Serviço Social e Realidade. Faculdade de História, Direito e Serviço Social, UNESP: Franca, São Paulo, 7(1), p. 123-136, 1998.

CIMI/CNBB. Somos povos somos nações. Subsídios didáticos sobre a questão indígena. Brasília: CIMI/ CNBB, 1987.

CUNHA, Manoela Carneiro da (org.). Legislação indigenista no século XIX: uma compilação: 1808-1889. São Paulo: Edusp/Comissão Pró-Índio de São Paulo, 1992.

GAGLIARDI, José Mauro. O indígena e a República. São Paulo: HUCITEC/EDUSP/Secretaria de Cultura de São Paulo,1989.

GUIRALDELLI Jr., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1994. p. 105-135/163-187.

LIMA, Antonio Carlos de S. Um grande cerco de paz. Poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995.

MONTE, Nietta Lindenberg. Política pública e educação escolar indígena no Brasil. In: CONFERÊNCIA AMERÍNDIA DE EDUCAÇÃO E ANAIS DO CONGRESSO DE PROFESSORES INDÍGENAS DO BRASIL. Anais... Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação/Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, 1998.

MOONEN, Francisco. Pindorama conquistada. Repensando a questão indígena no Brasil. Jõao Pessoa: Alternativa, 1983.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização. A integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SANTOS, Silvio Coelho. Os direitos dos indígenas no Brasil. In: A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º e 2º Graus. Brasília, MEC/MARI/ UNESCO, 1995.

VASCONCELOS, Cláudio Alves de. A questão indígena na província de Mato Grosso. Conflito, trama e continuidade. Campo Grande: UFMS, 1999.

VERHELST, T. G. O direito à diferença: identidades culturais e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1992. Documentos

BRASIL. Constituição da República. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei n. 9394. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes para a política nacional de educação indígena. Brasília, 1993.

_____. Censo escolar indígena: dados preliminares. Brasília, 2001.

BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação n. 3 de 10/11/99.

Publicado
2016-02-29
Seção
Artigos