O consórcio Pantanal Fashion Export: uma experiência de cooperativismo

  • Eder de Paula Ferreira
  • Luiz Mauricio de Farias
Palavras-chave: Cooperativismo, empreendedorismo, Desenvolvimento Local.

Resumo

Este trabalho descreve o funcionamento do sistema de consórcio Pantanal Fashion Export. Formado por seisempresas do ramo de confecção, todas do estado de Mato Grosso do Sul. O sistema foi concebido com o objetivo deestimular os empreendedores das pequenas e micros empresas locais para, por meio de cooperativas e de umaestratégia global, pensarem a produção empresarial no contexto do desenvolvimento local, construindo parceriascom a Cooperativa de Trabalho dos Artesãos e realizando a constante divulgação do patrimônio cultural e natural daregião pantaneira

Referências

BENATO, J.V. A. O ABC do Cooperativismo. 5. ed. São Paulo: OCESP08, 1999.

KEEGAN, W.; GREEN, M. C. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 1999

MACHADO, R. Estratégia e desenvolvimento de negócios. Disponível em: <http://nova.eng.br/aluni/consorciode empresas.htm>. Acesso em: 19 de ago. 2003.

NAVEIRA, M. B. Portocarreiro. Iniciativa de desenvolvimento local no setor de vestuário Mato Grosso do Sul: o consórcio de exportação como alternativa. Dissertação (Mestrado) – UCDB, Campo Grande, 2002.

SINDIVEST (Sindicato das Indústrias de Vestuário de MS). Disponível em: APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportação do Brasil). Disponível em: <http://www.apexbrasil.com.br>. ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Disponível em: <http://www.abit.org.br/ home/index.asp>.

PANTANAL Fashion Export Consórcio de Exportação de indústrias do vestuário do Mato Grosso do sul. Disponível em: .

Publicado
2016-02-26
Seção
Artigos