Hortas Comunitárias de Teresina na perspectiva do desenvolvimento local sustentável

Autores

  • Juliana Portela do Rego Monteiro
  • Maria do Socorro Lira Monteiro

Palavras-chave:

Geração de emprego e renda, meio ambiente, desenvolvimento local.

Resumo

A precária situação do trabalhador rural incentiva a migração de grande quantidade de famílias do interiorpara os centros urbanos em busca de melhores condições de vida e trabalho. Assim, esse artigo analisa as HortasComunitárias de Teresina como alternativa de geração de trabalho, renda e de melhoria sócio-econômica, semdegradação ambiental, contribuindo, portanto, para a promoção do desenvolvimento sustentável local.

Referências

BRÜSEKE, Franz. Josef. O problema do desenvolvimento sustentável. In: CAVALCANTI, C. (org.). Desenvolviment e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 2003. p. 29-40.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo agropecuário-1995/96: Piauí. Rio de Janeiro: [IBGE], 1998. 1 CD.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Contagem da população-1996. Rio de Janeiro: [IBGE], 1997.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Base de informações do censo demográfico 2000: resultados da amostra por Município. Rio de Janeiro: [IBGE], 2002.

MERICO. Luis. Fernando. Krieger. Políticas públicas para a sustentabilidade. In: Viana, Gilney (et al). O desafio da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2001. p. 251-262.

MURAYAMA, Shizuto. Horticultura. Campinas: Ed. Campinas, Instituto Campineiro de ensino agrícola, 1983.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA. Superintendência de Desenvolvimento Rural. Gerência de Programas Especiais. Manual do horticultor: recomendações para o cultivo orgânico de hortaliças. Teresina: Harley, 2004

PINHEIRO, Sebastião. Retornando ao futuro. In: PINHEIRO, Sebastião et al. Agropecuária sem veneno. Porto alegre: L&PM, 1985. p. 9-44.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA. Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo. Censo de Vilas e Favelas. Teresina: [s.n.], 1993a.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA. Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo. Censo de Vilas e Favelas. Teresina: [s.n.], 1996.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA. Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo. Censo de Vilas e Favelas. Teresina, 1999.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA. Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral. Teresina: aspectos e características. Teresina: [s.n.], 1993b.

TERESINA AGENDA 2015. Diagnóstico e cenários da situação do trabalho e renda em Teresina. Teresina; [s.n.], 2002

Downloads

Publicado

2016-02-22

Como Citar

do Rego Monteiro, J. P., & Lira Monteiro, M. do S. (2016). Hortas Comunitárias de Teresina na perspectiva do desenvolvimento local sustentável. Interações (Campo Grande), 7(12). Recuperado de https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/485

Edição

Seção

Artigos