As influências das interações étnicas na formação da cidade de Ilhéus/Bahia

  • Maria Luiza Silva Santos
Palavras-chave: Cultura, turismo, imigração.

Resumo

Os imigrantes Sírios e Libaneses chegaram ao Sul da Bahia, região do Cacau, ao final do século XIX e iníciodo século XX em função das crises políticas que ocorriam em seus territórios e atraídos pela perspectiva do progressoque se evidenciava nessa região. A cidade de Ilhéus recebeu muitos desses imigrantes que fizeram desse espaço o seunovo lar. Esse fenômeno migracional foi registrado por vários autores de origem regional e percebido pelas pessoas daregião em função de hábitos e costumes diferenciados trazidos por esses povos. As assimilações aconteceram, osimigrantes de primeira geração passaram a segunda, terceira e quarta gerações deixando um legado significativopara a cidade principalmente no comércio e na gastronomia. A análise desse fenômeno é desenvolvida nesse trabalhoatravés de depoimentos, é embasada pelos conceitos de Imigração, Turismo e Globalização, bem como de hibridismo,pluralismo e identidade que subsidiam a discussão, no sentido de propor uma reflexão quanto à utilização, aoaproveitamento dessas histórias registradas para enriquecer o turismo cultural da cidade.

Referências

FAUSTO, Boris. Fazer a América. A Imigração em massa para a América Latina. 2.ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

HALLA, Roberta Dieb. A Imigração sírio libanesa para Ilhéus. Monografia. (Especialização em História Regional), 1999.

MAIO, Marcos (Org.) Raça, Ciência e Sociedade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/CCBB, 1996.

MOURA, H. Hélio Moura: depoimento [27 mar. 2002]. Entrevistadora: M. L. S. Santos. Ilhéus: Avenida Soares Lopes – residência do entrevistado, 2002. 1 fita cassete (120 min), 33/4 pps, estéreo. Entrevista concedida ao Mestrado em Cultura e Turismo da UESC.

PEARSON, Donald. Teoria e pesquisa em Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. São Paulo: Unesp.

SILVA, Ana Paula. Migração sírio libanesa. O caso de Itabuna (1910-1940). Monografia (Curso de Graduação em História), 2001.

Publicado
2016-02-22
Seção
Artigos