Mobilidade sustentável e o papel das cidades na integração territorial pelo corredor de desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4387

Palavras-chave:

integração territorial, corredor de desenvolvimento, mobilidade sustentável

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar e discutir estratégias de mobilidade sustentável e o papel das cidades na integração territorial, num corredor de desenvolvimento de natureza transnacional. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e explicativa em consonância ao objetivo estabelecido, baseado em fontes bibliográficas e documentais, com o propósito de refletir sobre as propostas da Rota de Integração Latino-Americana (RILA) como corredor de desenvolvimento. De acordo com a pesquisa, pôde-se verificar o importante papel exercido pela mobilidade sustentável no corredor de transporte, como motor de desenvolvimento, assim como o papel estratégico de nó multimodal exercido pela cidade numa rede urbana polinuclear, especialmente quando esta adota medidas de mobilidade urbana sustentável. A mobilidade sustentável refletida neste estudo abrange as dimensões econômica, social e ambiental. Procurou-se alertar sobre a importância atual de um maior esforço no sentido do uso de tecnologias digitais, detectar soluções energéticas de descarbonização no transporte e buscar conexões com outros corredores de transporte, em especial, ferroviário, para um efeito estruturante da integração territorial pretendida, para se atingir desde a escala regional até a transnacional.

Biografia do Autor

Felipe Buller Bertuzzi, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela ATITUS. Especialista MBA em Arquitetura e Lighting pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Arquiteto e Urbanista pela ATITUS. Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da UCDB. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial Sustentável (UCDB).

Cleonice Alexandre Le Bourlegat, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Geografia (Desenvolvimento Regional) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente. Mestrado em Geografia Humana-Urbana pela Universidade de São Paulo-USP. Licenciada e bacharel em Geografia pela UNESP. Docente e Pesquisadora no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da UCD. Pesquisadora da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist/UFRJ). Associada emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Juliana de Mendonça Casadei, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Economia e Polıt́ica da Cultura e Induśtrias Criativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Engenheira agrônoma pela UCDB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial Sustentável.

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

Bertuzzi, F. B., Bourlegat, C. A. L., & Casadei, J. de M. (2024). Mobilidade sustentável e o papel das cidades na integração territorial pelo corredor de desenvolvimento. Interações (Campo Grande), 25(1), e2514387. https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4387

Edição

Seção

DOSSIÊ III: O PAPEL DA UNIRILA NOS "DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA ROTA BIOCEÂNICA (BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E CHILE)"