Processos educativos para o ensino da educação étnico-racial em regiões com comunidades tradicionais negras e indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i3.4057

Palavras-chave:

formação de professores, condições de trabalho, Pedagogia, comunidades tradicionais

Resumo

O estudo buscou interpretar as dinâmicas de aprendizagem em condições regionais específicas do centro-oeste do Paraná, em torno da educação étnico-racial na formação de pedagogos. Por meio do diálogo entre a Antropologia da Educação e a Psicologia Social, a metodologia das constelações de aprendizagem foi utilizada para investigar a formação inicial (2005-2015), a prática pedagógica (2015-2017) e o curso de formação continuada sobre a educação para as relações étnico-raciais (2015-2017). Os professores foram selecionados por meio desses recortes educacionais, a partir dessa formação continuada. A região do centro-oeste do Paraná concentra o maior número de grupos étnico-raciais do estado por comunidades indígenas (Kaingang e Guarani) e quilombolas, o que oportuniza, a priori, uma aproximação com essas comunidades tradicionais e a dinâmica de seus saberes. No entanto, diante de situações de conflito de terras, os saberes etnocêntricos prevaleceram na centralidade da formação de pedagogos, o que gerou práticas refratárias contra os saberes étnico-raciais. Concluiu-se que, diante da dinâmica interpretativa proposta, as condições laborais acerca da rotatividade de contratos e deslocamentos de professores para o trabalho são as principais invariantes que dificultam a proximidade dos formadores com a realidade local, juntamente com as relações de poder local, a qual engendra práticas pedagógicas refratárias à proposição de experiência pedagógica das relações raciais no cotidiano escolar, desde a formação inicial em Pedagogia até a atuação como professor.

Biografia do Autor

Jefferson Olivatto Da Silva, Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); e em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Mestrado em Educação pela UNESP. Graduação em Filosofia pela UniSagrado e em Psicologia pela UNESP. Docente Associado ao Departamento de Psicologia Social e Institucional da UEL, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, e no Programa em Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Alessandra Castelini, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (FEEVALE/RS). Período de Estudos na modalidade Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES, pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR). Especialista em Gestão e Organização Escolar, especialista em Coordenação Pedagógica e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente Adjunta I da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Formadora do Centro de Educação Aberta a Distância da UFPI.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Da Silva, J. O., & Castelini, A. (2024). Processos educativos para o ensino da educação étnico-racial em regiões com comunidades tradicionais negras e indígenas. Interações (Campo Grande), 25(3), e2534117. https://doi.org/10.20435/inter.v25i3.4057