Uma leitura sobre o sentido do desenvolvimento sob a ótica da análise de discurso

  • Iraê Pereira Mota
  • Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Palavras-chave: Esse texto tem o objetivo de analisar o discurso da mídia impressa a respeito do desenvolvimento pelo qual passa a região Agreste de Pernambuco. O corpus de análise é feita a partir do editorial do maior jornal em circulação no estado, portanto, um formad

Resumo

Esse texto tem o objetivo de analisar o discurso da mídia impressa a respeito do desenvolvimento peloqual passa a região Agreste de Pernambuco. O corpus de análise é feita a partir do editorial do maior jornal emcirculação no estado, portanto, um formador de opinião. O discurso em questão se mostra preocupado em ressaltaros aspectos econômicos do desenvolvimento e da geração de empregos e deixa a margem o debate sobre desenvolvimentosustentável da região.

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 18. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MARQUES DE MELO, José. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.

MILANEZ, Francisco. Desenvolvimento sustentável. In: CATTANI, Antonio David (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003. p. 76-84.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

Publicado
2016-02-12