Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): percepções dos diretores das escolas estaduais do município de Campo Grande, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3303

Palavras-chave:

PNAE, agricultura familiar, mercado institucional, alimentação escolar

Resumo

Este estudo objetivou analisar as percepções dos diretores das escolas estaduais de Campo Grande, MS, em relação à Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e aos produtos adquiridos da agricultura familiar. O caso das escolas estaduais de Campo Grande foi analisado a partir da abordagem da Sociologia Econômica, utilizando o conceito de embeddedness. Para o alcance do objetivo, foi formulado um roteiro de entrevista semiestruturado. Foram entrevistados 73 diretores das escolas estaduais de Campo Grande. As entrevistas foram transcritas e analisadas, usando o método de análise de conteúdo por meio da análise categorial temática. Foram associadas 24 percepções negativas à Lei do PNAE, dando origem à construção de 5 grandes categorias: Burocracia, Falta de Organização da Agricultura Familiar, Negligência Governamental, Valor Repassado e Outras. Positivamente, foram associadas 14 percepções à Lei do PNAE, dando origem à construção de 4 grandes categorias: Descentralização Administrativa, Qualidade, Economicamente Positivo e Socialmente Positivo. Conclui-se que há predominância de percepções negativas em relação à Lei do PNAE e que as escolas estaduais de Campo Grande têm dificuldades para cumprir a lei em sua totalidade, apontando que os objetivos da lei em relação à execução nas escolas ainda se mostram distantes de serem atingidos.

Biografia do Autor

Wellington Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Dourados.

Thelma Lucchese-Cheung, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora pelo Institut d’Economie et de Management de Nantes, Université de Nantes. Doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da UFMS.

Celina Georges, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com tema de pesquisa na área de governança de empresas do agronegócio. Mestre e bacharel em Administração pela UFMS.

Angélica Magalhães, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Pós-doutora em Ciências da Saúde, na Universidad de Zaragoza, Espanha, em atenção nutricional a escolares com necessidades alimentares específicas. Nutricionista. Professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Sergio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutor, doutor e mestre em Sociologia pela City University of London. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da UFRGS.

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

Silva, W., Lucchese-Cheung, T., Georges, C., Magalhães, A. ., & Schneider, S. (2023). Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): percepções dos diretores das escolas estaduais do município de Campo Grande, MS. Interações (Campo Grande), 24(1), 5–29. https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3303