Infância e cidade: os processos de socialização das crianças

Palavras-chave: cidade, criança, escola, socialização

Resumo

Apresentam-se os resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento no Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, cujo principal objetivo é conhecer como as crianças compreendem a cidade em que vivem. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação. As pesquisadoras acompanham um grupo de 49 crianças de uma escola pública de Londrina durante os três primeiros anos do Ensino Fundamental. A análise se concentra nos espaços retratados pelas crianças nos desenhos solicitados e, apesar de preliminar, aponta os lugares de trânsito delas, como a moradia, os espaços de lazer e o centro da cidade. O referencial teórico é ancorado na Sociologia da Infância e no estudo da cidade.

Biografia do Autor

Rubia Renata das Neves Gonzaga, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Avaliação Educacional pela UEL. Graduada em Pedagogia pela UEL. Professora estatutária da rede de ensino da Prefeitura Municipal de Londrina, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Professora colaboradora da UEL, atuando na área de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Supervisora do Estágio Supervisionado. Integra o grupo de pesquisa em História e Ensino de História na UEL

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Doutora em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), Buenos Aires. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora associada da UEL. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. E-mail:

Referências

ALDEROQUI, Silvia. Paseos urbanos: el arte de caminar como practica pedagógica. 1. ed. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BONAFÉ, Jaume Martinez. A cidade no currículo e o currículo na cidade. In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 442-58.

CASTRO, Lucia Rabello de. A aventura urbana: crianças e jovens no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

CORSARO, William. Sociologia da infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COSTA, Marisa Vorraber. O consumismo na sociedade de consumidores. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 33-7.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1989.

MOLLO-BOUVIER, Suzanne. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 392-403, maio/ago. 2005.

PROUT. Allan. Preface. In: CHRISTENSEN, Pia; O’BRIEN, Margaret. (Ed.). Children in the City: home, neighbourhood and community. London/New York: Routledge Falmer, 2003, p. 15-6.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 232-40, maio/ago. 2018.

SARMENTO, M. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-78, maio/ago. 2005.

SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina S. Apresentação – olhares sobre a infância e a criança. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina S. Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 7-13.

SIMAN, Lana Mara de C. Cidade: um texto a ser lido, experienciado e recriado, entre flores e ervas daninhas. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara de C. (Org.). Cidade, memória e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013, p. 41-58.

SIROTA, Regine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 7-31, mar./2001.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

TUAN, Yu Fu. O espaço, lugar e a criança. In: THIOLLENT, Michel. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983. p. 22-38.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
Gonzaga, R. R. das N., & de Oliveira, S. R. F. (2022). Infância e cidade: os processos de socialização das crianças. Interações (Campo Grande), 23(1), 231-245. https://doi.org/10.20435/inter.v23i1.3164
Seção
Teoria e Prática