Atividade comunitária, estima de lugar e conscientização: uma análise da participação social do movimento Resistência Vila Vicentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i1.3120

Palavras-chave:

participação;, estima de lugar;, atividade comunitária;, conscientização;

Resumo

Analisa-se a relação entre a participação em atividades comunitárias, o Índice de Estima de Lugar e o processo de conscientização de moradores de uma comunidade ameaçada de desapropriação em Fortaleza, Ceará. Trata-se de um estudo misto, realizado com 17 moradores da comunidade Vila Vicentina (Fortaleza, Ceará), que responderam à Escala de Estima de Lugar e participaram, individualmente, de uma entrevista semiestruturada. Dentre os resultados, observa-se a organização de atividades de I) resgate, preservação e construção histórica da comunidade; II) recreação; III) discussão e mobilização; e IV) diálogo com representações da sociedade civil e jurídica. A participação ativa repercutiu em I) uma maior estima potencializadora; II) mais engajamento na própria luta e nas de outras comunidades; e, consequentemente, III) maior abertura no processo de conscientização.

Biografia do Autor

Fábio Pinheiro Pacheco, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Ceará. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicólogo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Zulmira Aurea Cruz Bomfim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora pela Universidade da Coruña, Espanha. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora titular do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Pacheco, F. P., & Bomfim, Z. A. C. (2022). Atividade comunitária, estima de lugar e conscientização: uma análise da participação social do movimento Resistência Vila Vicentina. Interações (Campo Grande), 23(1), 247–261. https://doi.org/10.20435/inter.v23i1.3120

Edição

Seção

Teoria e Prática