Apoio à internacionalização de empresas: uma leitura das ações das agências de promoção de exportação a partir das teorias de internacionalização

Palavras-chave: internacionalização de empresas, políticas de apoio à internacionalização, agências de promoção de exportação

Resumo

Este ensaio teórico discute as ações de promoção comercial internacional realizadas pelas agências de promoção de exportação (APEs), voltadas para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), à luz das teorias de internacionalização. O trabalho envolve a compreensão dos desafios das MPMEs para a internacionalização; esclarece como as APEs atingem as MPMEs; descreve as teorias explicativas do processo de internacionalização empresarial; e identifica relações entre produtos e serviços das APEs com as teorias de internacionalização. O trabalho contribui para entender a atuação das APEs, destacando seu papel complementar na internacionalização das empresas ao identificar oportunidades, integrar redes internacionais e oferecer suporte para compensar desequilíbrios competitivos da oferta de valor global.  

Biografia do Autor

Otávio Rezende, Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Professor no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)/Instituto de Ciências Sociais.

Hércules Kuster dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pelo ICB/UFMG. Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH).

Referências

AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS [APEX-BRASIL]. Relatório de Gestão Apex Brasil - exercício 2017. Brasília-DF: APEX-BRASIL, maio 2018. Disponível em: http://www.apexbrasil.com.br/uploads/Relat%C3%B3rio%20de%20Gest%C3%A3o%202017%20-%20Final.pdf. Acesso em: 19 jul. 2018.

BENYEI, Zsuzsanna. The evolution of foreign direct investment theories: how can institutions relate? The Annals of the University Of Oradea, tomo 25, p. 13-19, 2016.

BLACKBURN, Robert. Tailor-made support for SMEs towards effective implementation of the EU’s trade and investment strategy. Belgium: European Parliament; Directorate-General for External Policies; Policy Department, 2016. 66 p. ISBN 9789282390610.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Setor comercial da embaixada do Brasil em Bruxelas. Brasília-DF: MRE, 2017. Disponível em: http://bruxelas.itamaraty.gov.br/pt-br/setor_comercial.xml. Acesso em: 10 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Plano Nacional de Exportações 2015-2018. Brasília-DF: MDIC, 2015. 197 p. Disponível em: https://pt.slideshare.net/mdicgovbr/plano-nacional-de-exportaes-49967941?from_action=save. Acesso em: 26 jun. 2017.

CARNEIRO, Jorge; DIB, Luis. A. Avaliação Comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. INTERNEXT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-25, jan./jun. 2007.

CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios Internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

COELHO, Diego Bonaldo; OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de Miranda. A internacionalização de empresas na agenda governamental contemporânea de desenvolvimento: reflexões críticas e analíticas para os negócios internacionais. Cadernos EBAPE. BR, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 527-50, 2016.

COVIELLO, Nicole E.; MCAULEY, Andrew. Internationalisation and the smaller firm: a review of contemporary empirical research. MIR: management international review, [s.l.], p. 223-56, 1999.

CUNNINGHAM, Malcom T. Interaction and Networks: a review of the evolution and development of the IMP Group’s research activities from 1976-1985. Open International Imp Research Seminar. Suécia: Uppsala University, 1985.

CYNIRO, Álvaro. B.; PENIDO, Erika. Benefícios, riscos e resultados do processo de internacionalização das empresas brasileiras – perspectivas e riscos. In: ALMEIDA, André (Org.). Internacionalização de empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, p. 79-117.

DAL-SOTO, Fábio; ALVES, Juliano Nunes; BULÉ, Anieli Ebling. Análise do Processo de Internacionalização do Modelo de Uppsala: caminhos para as empresas brasileiras. Estudo & Debate, Lajeado, RS, v. 1, n. 1, p. 179-99, 2014.

DEMICK, David H.; O'REILLY, Aidan J. Supporting SME internationalisation: a collaborative project for accelerated export development. Irish Marketing Review, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 34, 2000.

DUNNING, John H. Toward and eclectic theory of international production: some empirical tests. Journal of International Business Studies, London, v. 11, n. 1, p. 9-31, 1980.

DUNNING, John H. Trade, location of economic activity and the MNE: A search for an eclectic approach. In: The international allocation of economic activity. Palgrave Macmillan, London, 1977. p. 395-418.

EUROPEAN COMMISSION. How Trade policy and regional trade agreements support and strengthen EU economic performance. Belgium: European Union, 2015. Disponível em: http://trade.ec.europa.eu/doclib/docs/2015/march/tradoc_153270.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017.

EUROPEAN COMMISSION. Supporting the Internationalisation of SMEs, How to support SME policy frp, Structural Funds. Bruxelas: DG Enterprise and Industry, 2014.

EUROPEAN COMMISSION. Internationalisation European SMEs Final Report. Bruxelas: Entrepreneurship Unit-Directorate-General for Enterprise and Industry-European Commission, 2010.

EUROPEAN COMMISSION. Supporting the Internationalisation of SMEs, final report of the Expert Group. Bruxelas: Entrepreneurship Unit-Directorate-General for Enterprise and Industry-European Commission, 2007.

FERREIRA, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos; PINTO, Cláudia Sofia Frias; SERRA, Fernando Antonio Ribeiro; SANTOS, João Carvalho. A bibliometric study of John Dunning’s contribution to international business research. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 15, n. 46, p. 56-75, 2013.

GIOVANNUCCI, Daniele. National trade promotion organizations: their role and functions. In: GIOVANNUCCI, Daniele (Edit.). A Guide to Developing Markets and Agroenterprises. World Bank, Washington, 2001.

GORCHEVA, Tania. Organisational forms and solutions for export promotion. Бизнес управление, [s.l.], n. 1, p. 5-19, 2015.

JOHANSON, Jan; MATTSSON, Lars-Gunnar. Internationalization in industrial system: a network approach. In: HOOD, Neil; VAHLNE, Jan-Erik (Orgs.). Strategies in global competition. New York: Croom Helm, 1988.

JOHANSON, Jan; VAHLNE, J.E. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, n. 8, p. 23–32, 1977

JOHANSON, Jan; WIEDERSHEIM‐PAUL, Finn. The internationalization of the firm -four Swedish cases. Journal of management studies, [s.l.], v. 12, n. 3, p. 305-23, 1975.

JORDANA, Jacint; MARTINCUS, Christian Volpe; GALLO, Andrés. Export promotion organizations in Latin America and the Caribbean: an institutional portrait. IDB Working Paper Series, Washington, DC, n. IDB-WP-198, 2010. [Inter-American Development Bank (IDB)].

KOVACS, Erica Piros; MORAES, Walter Fernando Araújo de; OLIVEIRA, Brigitte Renata Bezerra de. Redefinindo conceitos: um ensaio teórico sobre os conceitos-chave das teorias de internacionalização. REGE Revista de Gestão, São Paulo, v. 14, n. especial, p. 17-29, 2007.

LEVY, Barbara Pagliari; MOTA, Mariana Cantidio; WERMELINGER, Marta Barreto. O uso de networks no processo de internacionalização: aplicação a pequenas e médias empresas. Internext, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 50-83, 2010.

MALHOTRA, Naresh K.; AGARWAL, James; ULGADO, Francis M. Internationalization and entry modes: a multitheoretical framework and research propositions. Journal of International Marketing, [s.l.], v. 11, n. 4, p. 1-31, 2003.

MINERVINI, Nicola. O exportador. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MOREIRA, Rafael; FONSECA, Paulo. As micro e pequenas empresas na exportação brasileira. Brasil: 1998-2014. Brasília: SEBRAE, 2015.

MOREIRA DA SILVA, Renata Céli; CHAUVEL, Marie Agnes; BERTRAND, Hélène Internacionalização de Pequenas Empresas: Um Estudo de Caso com uma Empresa Brasileira de Tecnologia. Revista Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, vol. 26, n. 76, pp. 43-62, jan./abr., 2010.

NASCIMENTO, Nicolle Fiche Seabra Kauffmann; GALLINDO, Karyne Vianna Carmo; DE MELLO, Renato Cotta; FIGUEIRA, Ariane C. Roder. A internacionalização de empresas brasileiras de cosméticos voltadas para a classe média: uma análise de dois casos à luz das proposições teóricas de Uppsala. Rio de janeiro: Coppead/UFRJ, 2014.

OLARREAGA, Marcelo; SPERLICH, Stefan; TRACHSEL, Virginie. Export promotion: what works? Fondation pour les Études et Recherches sur le Développement International. Development Policies, [s.l.], Working paper 184, fev. 2017.

OLIVEIRA, Márcia Freire; MARTINELLI, Dante Pinheiro. A internacionalização de pequenas empresas através de consórcios de exportação inseridos em clusters industriais: uma relação recíproca de contribuição. Interações, Campo Grande, MS, v. 6, n. 10, p. 55-64, 2005.

PESSOA, Bruno Penedo; LEITE, M. M.; Matos, R. G.; FRANCISCHINI, A. S. N. Internacionalização de empresas brasileiras: o caso Cacau Show. Jovens Pesquisadores-Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 50-77, 2015.

PIZA, Caio; CRAVO, Tulio; TAYLOR, Linnet; GONZALEZ, Lauro; MUSSE, Isabel; FURTADO, Isabela; SIERRA, Ana Cristina; ABDELNOUR, Samer. Business support for small and medium enterprises in low-and-middle-income countries: a systematic review, 3ie Systematic Review 25. London: International Initiative for Impact Evaluation, 2016.

REPEZZA, Ana Paula. Apex-Brasil: a study of internationalization. International Trade Forum. International Trade Centre, Genebra, p. 18, 2013.

STAL, Eva; ABREU, Milton Campanário. Inovação em subsidiárias de empresas multinacionais: a aplicação do paradigma eclético de Dunning em países emergentes. READ - Revista eletrônica de administração, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 560-91, 2011.

VAN BIESEBROECK, Johannes; KONINGS, Jozef; MARTINCUS, Christian Volpe. Did export promotion help firms weather the crisis? Economic Policy, v. 31, n. 88, p. 653-702, 2016.

WYMENGA, Paul; PLAISIER, Nora; VERMEULEN, Jurgen. Study on support services for SMEs in international business. Rotterdam: ECSIP Consortium, 2013.

WORLD TRADE ORGANIZATION [WTO]. World Trade Report 2016. Levelling the trading field for SMEs. Geneva: WTO, 2016, 184 p. ISBN 9789287040763.

Publicado
2021-06-02
Como Citar
Rezende, O., & dos Reis, H. K. (2021). Apoio à internacionalização de empresas: uma leitura das ações das agências de promoção de exportação a partir das teorias de internacionalização. Interações (Campo Grande), 22(1), 263-277. https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2129