Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1671

Palavras-chave:

administração rural, gestão comercial, desenvolvimento agropecuário, pecuária

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as relações existentes entre as empresas compradoras de leite e os produtores rurais de oito cidades do Sul de Minas Gerais e verificar a influência dessas relações em diversos fatores de produção nos resultados econômicos provenientes da produção leiteira e outras áreas da atividade necessárias para a produção láctea. Para isso, foram realizadas entrevistas de campo com 115 produtores rurais das cidades de Campestre, Caldas, Elói Mendes, Paraguaçu, Poço Fundo, Poços de Caldas, Ipuiuna e Machado. Após a coleta de dados, foram realizadas análises para verificar a relação existente entre diversos fatores de produção que sofrem impactos a partir das relações de comercialização entre os produtores de leite e as empresas compradoras do produto na região. Os resultados permitem concluir que diversos fatores necessários para o processo produtivo são influenciados pelo relacionamento entre os agentes citados, e o resultado dos processos de comercialização podem impactar não somente os lucros, mas também outras áreas da atividade leiteira necessárias para o processo produtivo.

Biografia do Autor

Leandro Carvalho Bassotto, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. Especialista em Pecuária Leiteira com Ênfase em Manejo Intensivo de Pastagens pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2014), graduado em Administração pela Universidade Anhanguera Uniderp (2012),Técnico em Agricultura/Zootecnia pela Escola Agrotécnica Federal de Machado (2006). Coordena o programa Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste, em parceira com a FAEMG/SENAR, nas cidades de Campestre e Caldas/MG. Tem experiência na área de gestão e extensão rural, desenvolvendo trabalhos de planejamento agropecuário, controles financeiros e análises econômicas para a bovinocultura, contribuindo para o aumento da produção leiteira dos produtores rurais adeptos ao programa Balde Cheio. Professor do Colégio Comercial Professora Ilma Ambrogi Prado, lecionando as disciplinas de Marketing, Gestão da Qualidade e Teoria Geral da Administração. Desenvolve trabalhos de consultorias empresariais na área de finanças corporativas, marketing e gestão. Foi bolsista na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais - UAITEC, realizando atividades relacionadas à pesquisa, inovação e empreendedorismo. 

Marina Ariente Angelocci, Faculdade Anhanguera Educacional

Doutora em Administração com linha de pesquisa em Marketing e licenciada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestra em Administração com ênfase em Marketing e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D´Oeste. Atuou como Docente no Programa de Mestrado Profissional em Sistemas de Produção Agropecuária da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e nos cursos de graduação da UNIFENAS. Atualmente Docente nos cursos de graduação da Faculdade Anglo Piracicaba e da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D´Oeste. Coordenadora do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - e dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Logística e Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D´Oeste. Diretora de marketing da Ok Agência de Notícias. 

Luciana de Paula Naves, Universidade José do rosário Vellano - UNIFENAS

Possui Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestrado em Agroquímica/Agrobioquímica, Doutorado e Pós-Doutorado em Zootecnia pela mesma Instituição. Atua principalmente nas áreas de: (I) Bioquímica animal, (II) Metabolismo e nutrição de não ruminantes, (III) Avaliação de alimentos e alimentação animal e (IV) Avicultura. Possui vínculo empregatício com a Universidade José do Rosário Vellano/ Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (UNIFENAS/FETA), em tempo integral, como professora e pesquisadora. Participa dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: "Ciência Animal - UNIFENAS", "Metabolismo Animal e Farmacologia Veterinária - UFLA", "Pesquisa na Agropecuária para Agricultura Familiar - UNIFENAS", "Biotecnologia de Microrganismos - UFSJ".

Fernando Ferrari Putti, Faculdade de Ciências e Engenharia - Campus Tupã

Possui graduação em Administração de Empresas e Agronegócios(2012), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho do Campus Experimental de Tupã, Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) (2014) e Doutorado (2015) pela FCA/ UNESP- Botucatu.Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências e Engenharia do Campus de Tupã no Departamento de Engenharia de Biossistemas. Participa dos seguintes grupos de Pesquisa do CNPq:Sistemas Fuzzy aplicados nas Ciências Agrárias, BAIA - Instalações, Ambiência e Bem estar Animal. Docente permanente do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Sistemas de Produção na Agropecuária e docente permanente do Programa de Pós Graduação (Doutorado) em Agricultura Sustentável. Professor Visitante do Programa de pós Graduação em Horticultura (FCA/UNESP). Atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de irrigação, água tratada magneticamente, matemática aplicada e computacional, e sistemas fuzzy aplicados às ciências agrárias, estatística e agronegócio. E professor visitante da Universidade José do Rosário Vellano. 

Referências

ARRUDA, M. P.; GIRÃO, L. F. A. P.; LUCENA, W. G. L. Assimetria informacional e o preço das ações: análise da utilização das redes rociais nos mercados de capitais brasileiro e norte-americano. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 26, n. 69, p. 317-30, set./dez. 2015.

AZZOPARDI, M.; CORTIS, D. Implementing automotive telematics for insurance covers of fleets. Journal of Technology Management & Innovation, Santiago, Chile, v. 8, n. 4, p. 59-67, 2013.

BELING, S.; BENDER. M. Estudo da cadeia produtiva do leite no município de Horizontina, com ênfase na análise do segmento de produção primária, 2009. In: ENCONTRO DE ECONOMIA GAÚCHA, 5., Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://www.fee.rs.gov.br/eventos/encontro-de-economia-gaucha/5-encontro-de-economia-gaucha-2010/

BLAND, S. I.; MUMBACH, G. L.; DIEL, M. I.; PORTELA, V. O.; SCHNEIDER, F. J. A.; SILVA, D. R. Dados preliminares sobre características de propriedades de bovinocultura leiteira da região Noroeste do RS. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cruz Alta, RS, v. 2, n. 1, s.p., 2015.

BOEHS, C. G. E.; SEGATTO-MENDES, A. P. Identificação de mecanismos de controle em alianças estratégicas para desenvolvimento tecnológico: um estudo múltiplo de casos no setor metal-mecânico ao longo das fases do relacionamento. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 11, n. 3, p. 199-221, jul./set. 2007.

BRITT, J. H. Dairy farming in the midwest and USA in 2067. In: TRI-STATE DAIRY NUTRITION CONFERENCE, 26., 2017, Fort Wayne USA. Anais [...]. Fort Wayne USA: Ohio State University, 2017. p. 11-21.

CÓRDOVA, F.; DURÁN, C.; SEPÚLVEDA, J.: FERNÁNDEZ, A.; ROJAS, M. A proposal of logistic services innovation strategy for a mining company. Journal of Technology Management & Innovation, Santiago, Chile, v. 7, n. 1, p. 175-85, 2012.

CRUSAFÓN, C. La nueva era mediática: las claves delescenario global. Barcelona: Bosch, 2012.

DAL MAGRO, C. B.; DI DOMENICO, D.; KLANN, R. C.; ZANIN, A. Contabilidade rural: comparativo na rentabilidade das atividades leiteira e avícola. Revista Online de Custos e Agronegócio, Recife, v. 9, n. 1, p. 2-22, 2013.

DEZIOT, A. E. R. Pequenas empresas de tecnologia da informação e comunicação do estado do Rio de Janeiro à luz do radar da inovação: identificação e análise dos principais obstáculos para os processos de inovação. Revista Eletrônica Sistema & Gestão, Brasília, v. 9, n. 3, p. 394-405, 2014.

HERMIDA, O. V.; GARCÍA, F. B. Innovaciones comunicativas y cambios de los sistemas socioeconómicos. Interpretaciones de sus efectosenlos textos científicos. Revista de Estudios Sociales, Bogotá, Colômbia, v. 56, n. 2, p. 67-79, abr./jun. 2016.

HUTTER, K.; HAUTZ, J.; DENNHARDT, S.; FÜLLER, J. The impact of user interactions in social media on brand awareness and purchase intention: the case of MINI on Facebook. Journal of Product & Brand Management, v. 22, n. 5-6, p. 342-51, 2013.

KASHONGWE, O. B.; BEBE, B. O.; MATOFARI, J. W.; HUELSEBUSCH, C. G.. Associations between milking practices, somatic cell counts and milk postharvest losses in smallholder dairy and pastoral camel herds in Kenya. International Journal of Veterinary Science and Medicine, v. 5, n. 1, p. 57-64, 2017.

LEÃO, L. M. S.; MELLO, S. C. B. Institucionalização como mecanismo de controle de marketing. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 252-67, abr. 2010.

LOPES, V. N.; PACAGNAN, M. N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração de São Paulo, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 116-28, jan./mar. 2014.

MACEDO, D. L.; RODRIGUES, L. C.; SILVEIRA, A. Sistema de inteligência acadêmica na gestão de pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 136-60, set./dez. 2011.

MACHADO, E. M. Financiamentos de longo prazo para a aquisição de bens e equipamentos com recursos do FAT: um estudo sobre a importância dessa linha de crédito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios Financeiros) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2011.

MORALES, S. C. V. El análisis y evaluacióndel microambiente empresarial para laestrategia de desarrollo de nuevos mercados geográficos (Examen Complexivo) UTMACH. Machala, Equador: Unidad Académica de Ciencias Empresariales, 2015.

NEVES, M. F. Planejamento e gestão estratégica de marketing. São Paulo: Atlas, 2012.

OLIVEIRA, J. S.; GOMES, A. L.; MEDEIROS, J. G. Análise de eficiência e alocação de recursos na produção leiteira do estado do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Anais [...]. Londrina: IAPAR, 2007.

PINTO, E. C.; GONÇALVES, R. Globalização e poder efetivo: transformações globais sob efeito da ascensão chinesa. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 449-79, ago. 2015.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SERRANO, M. M.; HERMIDA, O. V. La mediación comunicativa de las identidades individuales y colectivas. Revista Latina de Comunicación Social, Ilhas Canarias, n. 70, p. 552-565, 2015.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008.

ZALUSKI, F. C.; FRAGA, C. R. M.; HEDLUND, P. R.; SANTOS, L. F. I. Análise SWOT no diagnóstico estratégico de uma agroindústria familiar rural. Salão do Conhecimento, Ijuí, RS, v. 3, n. 3, s.p., 2017.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-03-21

Como Citar

Bassotto, L. C., Angelocci, M. A., Naves, L. de P., & Putti, F. F. (2019). Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais. Interações (Campo Grande), 20(1), 207–220. https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1671