Educação e sociedade: o papel das Políticas de Ensino Médio na formação de estudantes em escola pública da Amazônia Paraense

  • Afonso Welliton de Sousa Nascimento Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba
  • Yvens Ely Martins Cordeiro Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba
  • Francinei Bentes Tavares Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba
  • Norma Ely Santos Beltrao Universidade do Estado do Pará
Palavras-chave: política educacional, formação, estudante, Amazônia.

Resumo

A pesquisa objetivou o estudo das políticas educativas do Ensino Médio no Estado do Pará e seu papel na formação de estudantes em uma escola pública da Amazônia Paraense, no Município de Abaetetuba, no período de 2007 a 2012. O universo da pesquisa é de uma escola que recebe alunos dos bairros periféricos da cidade e provenientes do campo: estradas e ilhas. Foi constatado o reflexo negativo da política educacional na formação traduzida pela fragilidade dos conteúdos ministrados, em especial para a continuidade dos estudos. 

Biografia do Autor

Afonso Welliton de Sousa Nascimento, Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba
Possui graduação em Licencitura Plena Em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1990), graduação em Licencitura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Coordenador do Curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Abaetetuba e foi Coordenador do Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará e vice- coordenador do campus universitário de Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará . Líder do grupo de Pesquisa e Extensão Sociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e na Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Municipal de Ensino, Política Educacionais do Ensino Médio e Sociologia da Educação; atuando principalmente nos seguintes temas: educação, estado, política educacional, educação do campo e políticas públicas.
Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Ciências Agrárias, Área de Concentração em Biologia Vegetal Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Ciências Agrárias, Área de Concentração Agroecossistemas da Amazônia (2011), pelo Convênio UFRA / EMBRAPA. Tem experiência na área de Meio Ambiente e Educação no Campo. Atuou de 2006 a 2011 como Pesquisador da Rede CT-Petro Amazônia em atividades de pesquisa relacionadas à recuperação de áreas degradadas pela exploração petrolífera. Atuou de janeiro de 2011 a janeiro de 2015 como Coordenador de Ordenamento Ambiental da Secretaria de estado de Meio Ambiente do Pará, coordenando o Gerenciamento Costeiro no Pará, representando estados da região Norte-Nordeste no GI-GERCO, coordenou a política de Cadastro Ambiental Rural- CAR no Pará, coordenou a construção do Programa de Regularização Ambiental do Pará e foi representante titular do Grupo de Acompanhamento e Implementação do Novo Código Florestal publicado na Imprensa Oficial da União pela portaria nº- 399, de 1º de outubro de 2013. Atualmente é Professor Adjunto I, da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente na pesquisa, ensino e extensão na área da educação no campo, especificamente com temas relacionados as práticas agroecologias na agricultura familiar. Tem experiência na área da territorialidade, espaços escolares rurais, etnoconhecimento, educação ambiental e tecnologias para o campo.
Francinei Bentes Tavares, Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela UFPA - Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado em Sociologia, também pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). É Professor Adjunto II da UFPA - Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba. Tem experiência multidisciplinar, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural e Amazônia Oriental.
Norma Ely Santos Beltrao, Universidade do Estado do Pará
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Economia Agrícola na Justus-Liebig-Universität Giessen na Alemanha (2008), reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como Doutorado em Desenvolvimento Rural. Já desempenhou funções de gestão, entre eles coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, Diretoria de Extensão da UEPA, Diretoria de Planejamento Ambiental da SEMA, Diretoria do Planetário do Pará, entre outras funções. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará, atuando no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (mestrado) . Atua nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, e diversos cursos de especialização. Na área da pesquisa, é lider do grupo de pesquisa NUPAD - Núcleo de pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional e desenvolve estudos técnicos e pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Regional, Política e Gestão Ambiental, Serviços Ambientais e Economia de Baixo Carbono.

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Tradução de Venícius Figueira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.

ARROYO, Miguel G. Currículo: território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Decreto Nº 2.208, de 17 de Abril de 1997, Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1 - 18/4/1997, Página 7760.

BRASIL. Decreto Nº 5.154/2004, de 23 de julho de 2004, Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1 - 26/7/2004, Página 18.

BRASIL. Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. (Gt Interministerial Instituído pela Portaria Nº. 1189 de 05 de dezembro de 2007 e a Portaria Nº. 386 de 25 de Março de 2008). Reestruturação e Expansão do Ensino Médio do Brasil (Versão preliminar)Brasília, 2008a. 28p.

CASTRO, E.M;R. Urbanização, pluralidade e singularidades das cidades amazônicas.. In: Edna Maria Ramos de Castro. (Org.). Cidades da Floresta. 1ed.São Paulo: Annablume, 2009, v. 1, p. 13-39.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 10. ed. Campinas, SP: Cortez, 2009. (Biblioteca da Educação. Série 1. Escola; v. 16);

COUTINHO, Cláudio N. A Hegemonia da pequena política. In: OLIVEIRA, Francisco de; BRAGA, Ruy; RIZEK, Cibele (Org.). Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo. São Paulo: Cortez, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto nº 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

MELO, Savana Diniz G. Politicas para o Ensino Médio e a Educação Profissional: implicações sobre o trabalho docente na Argentina e Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, Adriana (Org.). Politicas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

OLIVEIRA, Francisco de. Hegemonia às avessas. In: OLIVEIRA, Francisco de; BRAGA, Ruy; RIZEK, Cibele (Org.). Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010.

PARÁ (Estado). Plano Plurianual – 2008-2011. Belém, 2008.

POCHMANN, Marcio. Desenvolvimento e perspectivas novas para o Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

RAMOS, Marize. A educação tecnológica como política de Estado. In: OLIVEIRA, Ramon (Org.). Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional: políticas públicas em debate. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Publicado
2018-02-26