Previsão do ruído ambiental urbano devido à implantação do Modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) por meio de simulação computacional

Autores

  • Adriana Eloá Bento Amorim Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciane Cleonice Durante Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jhonatha Correia Vilela Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ivan Julio Apolônio Callejas Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1425

Palavras-chave:

meio ambiente urbano, poluição sonora, ruído de tráfego.

Resumo

O trabalho avaliou os impactos da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no ruído ambiental de um corredor estrutural viário do aglomerado urbano de Cuiabá-Várzea Grande/MT, Brasil. Utilizando simulação computacional, concluiu-se que, muito embora, a implantação do VLT proporcione redução do ruído ambiental, este ainda permanece acima do limite normativo, indicando a necessidade de adoção de gestão integrada para mitigação da poluição sonora urbana.

Biografia do Autor

Adriana Eloá Bento Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2003) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995); Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2003) pela UFMT, Mestrado em Engenharia Civil , na Área de Concentração em Arquitetura e Construção, pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Tem experiência na área de Perícias Judiciais, Construção Civil e Conforto Ambiental, com ênfase em Acústica, atuando principalmente nos seguintes temas: perícias, patologia das edificações, materiais de construção; conforto ambiental; metodologia do projeto; projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico; edificações sustentáveis; qualidade e produtividade de obra e segurança do trabalho.

Luciane Cleonice Durante, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Civil (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1994), mestrado em Educação, linha Educação e Meio Ambiente (2000), pelo Instituto de Educação e doutorado em Física Ambiental, linha Conforto Ambiental, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (LATECA) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/FAET/UFMT e docente no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Possui interesse pela área de sustentabilidade e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental e urbano e eficiência energética de edificações.

Jhonatha Correia Vilela, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando em Engenharia Civil, bolsista FAPEMAT 2013-2014 e CNPq 2014-2015.

Ivan Julio Apolônio Callejas, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Mestre na Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Estruturas (1998). Doutor pelo programa de pós graduação em Física Ambiental na área de conforto ambiental (2012). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em desempenho termo energético de edificações, conforto ambiental urbano, bioclimatologia, sensoriamento remoto urbano e estruturas metálicas.

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Publicado

2017-09-21

Como Citar

Amorim, A. E. B., Durante, L. C., Vilela, J. C., & Callejas, I. J. A. (2017). Previsão do ruído ambiental urbano devido à implantação do Modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) por meio de simulação computacional. Interações (Campo Grande), 18(4), 81–97. https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1425