Como a fronteira econômica direciona o mercado de trabalho e de que forma o IFPA-Parauapebas pode direcionar os cursos para a demanda local?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v27i66.3307

Palavras-chave:

território, globalização, cursos técnicos

Resumo

O processo de formação e construção da região amazônica se intensifica e transforma após a metade do século XX, orientado e organizado pelo Estado e mercado. Parauapebas, localizada no sudeste paraense, surgiu de uma nova fronteira econômica, voltada a um projeto industrial para a mineração que atraiu trabalhadores de todas as regiões do Brasil, no período do governo militar, denominado Programa Grande Carajás (PGC), no final da década de 1970. Por meio da globalização, o município foi inserido no sistema econômico-político moderno. Temos como objetivo geral: analisar criticamente as ofertas de cursos técnicos em uma cidade marcada economicamente pelo extrativismo mineral. Assim, realizamos uma análise do mercado de trabalho dos anos de 2018 e 2019, relacionado às 10 ocupações de nível técnico com maior saldo de empregos. Os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED) mostraram que, no geral, todas as ocupações tiveram um saldo positivo. Isso é importante para se pensar, replanejar e ofertar cursos para estas ocupações no Instituto Federal do Pará (IFPA), podendo-se substituir aqueles que apresentam baixa empregabilidade por cursos que estão demandando mão de obra, destacando-se a necessidade de cursos nas áreas de Técnico Florestal e Técnico em Controle de Meio Ambiente, bem como graduações em licenciatura.

Biografia do Autor

Silvia João, Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas

Mestranda do curso de Geografia na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Professora de Geografia da rede básica de ensino de Parauapebas, Pará.

Débora Aquino Nunes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestra em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Parauapebas.

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

João, S., & Nunes, D. A. (2022). Como a fronteira econômica direciona o mercado de trabalho e de que forma o IFPA-Parauapebas pode direcionar os cursos para a demanda local?. Multitemas, 27(66), 29–51. https://doi.org/10.20435/multi.v27i66.3307