Uma análise das abordagens metodológicas no Programa de Pós-Graduação em Educação na região de Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v26i64.3150Palavras-chave:
Educação Superior, abordagens metodológicas, revisão epistemológica, análise de conteúdoResumo
A análise crítica da produção acadêmica pode contribuir para a melhoria da qualidade das pesquisas em Educação. Por isso, o presente artigo apresenta uma revisão das produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade da região de Sorocaba, na linha de pesquisa da Educação Superior, de 2014 a 2019. A análise das estruturas internas das produções científicas teve como objetivo reconhecer as características epistemológicas e as respectivas abordagens metodológicas, baseada no esquema paradigmático de Gamboa (1998). O conteúdo de 34 produções científicas foi analisado. Para a categorização dos trabalhos, foram considerados: o contexto; os temas e a modalidade de pesquisa; as técnicas de coleta de dados, perpassando pela identificação dos componentes básicos de estrutura do trabalho científico. O estudo realizado destacou a predominância de pesquisas qualitativas, sendo a abordagem Fenomenológico-Hermenêuticas, com 47%, seguida pela Crítico-Dialéticas, com 32%, diante de 21% de abordagem quantitativa, classificadas como Empírico-Analíticas.
Referências
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 11, n. 31 jan./abr. 2006.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Praxis, 1998
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
LAKATOS, Eva Maria; MARCORI, Mariana de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.
LAKATOS, Eva Maria; MARCORI, Mariana de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
PAIXÃO, C. J. Episteme dos métodos. Filosofia E Educação, v. 5, n. 2, p. 43-56. Campinas, out. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635394. Acesso em: 23 abr.2020
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.