Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1562Keywords:
Currículo, Cultura, Cidadania, Diferença, Ensino Fundamental.Abstract
O texto apresenta resultados de pesquisa que analisou a representação das noções de cultura, cidadania e diferença como temas transversais constantes de documentos curriculares publicados no período de 2000 a 2008 por uma rede municipal de ensino, particularmente destinados ao ensino fundamental. O desenho metodológico da análise orientou-se pelas ferramentas do estudo comparado de caráter bibliográfico-documental.References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 14 set. 2016.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.
CAMPO GRANDE, Cidade [de]. Secretaria Municipal de Educação. Seqüência Didática. Campo Grande: Prefeitura Municipal, 2000.
______. Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental. Campo Grande: Prefeitura Municipal, 2003.
______. Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Campo Grande: Prefeitura Municipal, 2008a.
______. Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino do 3º ao 9º ano. Campo Grande: Prefeitura Municipal, 2008b. v. II.
______. Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino do 3º ao 9º ano. Campo Grande: Prefeitura Municipal, 2008c. v. III.
CAMPOS, J. C. D. Reforma agrária e educação no campo: da redistribuição da propriedade da terra à cidadania do trabalhador rural. In: ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI, 18., 2-4 jul. 2009, Maringá. Anais... Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. p. 558-70. v. 1.
RICHTER, Daniela; TERRA, R. B. M. R. B.; CASSOL, S. V. O uso da democracia participativa como meio de fortalecimento da cidadania frente à crise do estado. In: ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 16., 13, 14 e 17 jun. 2007, Campos dos Goytacazes. Anais... Florianópolis: Fundação Boiteux: 2007.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSC, 1999.
FARAH, Elias. Cidadania. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2001.
GUERRA, S. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Atlas, 2012.
GUIMARÃES, A. S. A. Desigualdade e diversidade: os sentidos contrários da ação. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. (Org.). Cidadania, um processo em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012. p. 38-47.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORGAN, L. S. A noção contemporânea de cidadania como pré-compreensão para a materialização dos valores ético-jurídicos fundamentais. In: ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 16.,13, 14 e 17 jun. 2007, Campos dos Goytacazes. Anais... Florianópolis: Fundação Boiteux: 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários a uma educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
PACHECO, J. A. A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 1-10, 2000.
PÉREZ GÓMEZ, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Vamireh Chacon. Brasília: Editora UnB, 1981.
SILVA, J. A da. Ordenação constitucional da cultura. São Paulo: Malheiros, 2001.
VIOLA, S. E. A. Direitos Humanos no Brasil: abrindo portas sob neblina. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (Org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: UFPB, 2007. v. 1.
WARREN, K. B. Os movimentos indígenas como um desafio ao paradigma do movimento social unificado na Guatemala. In: ALVAREZ, S. E.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. (Org.). Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos: novas leituras. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.