Design gráfico e arte urbana como ferramentas para o desenvolvimento social

Autores

  • Vivian Suarez Martins Universidade Anhembi Morumbi
  • Gisela Belluzzo de Campos Professora doutora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(07)

Palavras-chave:

design gráfico socialmente orientado, catadores de lixo, Pimp my Carroça.

Resumo

Este artigo discorre sobre as relações entre design gráfico socialmente orientado e intervenções urbanas na cidade de São Paulo. Entre trabalhos de artistas, designers e grafiteiros locais, destaca-se o projeto criado em 2011 por Thiago “Mundano” – o Pimp my Carroça, cujo objetivo é melhorar a vida dos catadores de lixo. O artigo descreve as ações desenvolvidas durante o evento, relacionado ao projeto, realizado em 2014.

Biografia do Autor

Vivian Suarez Martins, Universidade Anhembi Morumbi

Doutoranda e mestre pela Universidade Anhembi Morumbi. Programa de pós-graduação em Design.

Gisela Belluzzo de Campos, Professora doutora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França; mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980). Realizou pesquisa de Pós- Doutorado em Design Gráfico na Universidade de Buenos Aires (2009). É pesquisadora e professora titular do Programa de Pós- Graduação: Doutorado e Mestrado da Universidade Anhembi-Morumbi atuando na linha de pesquisa Design, tecnologia e linguagem: interfaces. Lidera o Grupo de Pesquisa Design gráfico contemporâneo: linguagens e interfaces (Diretório de grupos de pesquisa CNPQ). Desenvolve pesquisa nas áreas de Artes Visuais e Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: design e linguagem gráfica na inter-relação entre produtos, suportes e meios; arte moderna e arte contemporânea: inter-relação entre discursos teóricos, processos e procedimentos

Referências

BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico. 1. ed. São Paulo: SENAC-SP, 2011.

LEDESMA, María. Diseño gráfico, un ordem necessário? In: ARFUCH, L.; CHAVES, N.; LEDESMA, M. Diseño y comunicación. Teorías y enfoques críticos. Buenos Aires: Paidós, 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

Martins, V. S., & Campos, G. B. de. (2016). Design gráfico e arte urbana como ferramentas para o desenvolvimento social. Interações (Campo Grande), 17(4). https://doi.org/10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(07)