Equilíbrio gravitacional entre a logística integrada e o processo de clusterização – a experiência do case de grãos do oeste da Bahia, Brasil

  • Paulo Tarso Vilela de Resende Tarso Vilela de Resende
Palavras-chave: Cluster, Integração logística, Desenvolvimento regional.

Resumo

O estudo de cluster tem sido conduzido com bastante ênfase em relação aos elementos ou agentes diretamenterelacionados com a cadeia produtiva e com as formas de agregar valor aos produtos nos seus locais de produção. Emconsonância, as operações logísticas que desencadeiam a colocação dos produtos nos seus mercados consumidorespodem trazer resultados significativos para a competitividade sustentada, a partir do momento em que é criado umelo de ligação entre o produto e o supply chain a ele conectado. Este elo de ligação é aqui conceituado como campogravitacional de atratividade entre a logística integrada e o processo de clusterização. No trabalho, analisa-se oconceito de campos gravitacionais entre a logística integrada de distribuição de produtos e o processo de clusterizaçãoem áreas de produção. O caso prático que sustenta a análise conceitual é o estudo da integração logística para a áreaprodutora de grãos no Oeste da Bahia, no Nordeste Brasileiro.

Referências

CHRISTOPHER, M. O marketing da logística: otimizando processos para aproximar fornecedores e clientes. São Paulo: Futura, 1999.

PORTER, Michael. Clusters and the New Economics of Competition. In: Harvard Business Review. Boston: Harvard Business School Publishing, 1998.

RESENDE, Paulo T. V. A logística de transportes de grãos no oeste da Bahia. Relatório Técnico (ICFKAISER/AERI – Projeto Iniciativa para o Nordeste). Belo Horizonte: Banco Mundial, 1999.

ROSENBLOOM, B. Marketing Channels: a Management View. Fort Worth: The Dryden Press, 2000.

SOUZA, Robert; ZICE, Song; CHAOYANG, Lui. Supply chai dynamics and optimization. In: Integrated Manufacturin System, Bradford, MCB University Press, v. 11, n. 5, p. 384-364, 2000.

Publicado
2016-02-29
Seção
Artigos