Turismo e estratégias de desenvolvimento local

Autores

  • Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.20435/interações.v7i11.505

Palavras-chave:

Turismo, regionalização, estratégias de desenvolvimento local.

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões em torno da regionalização do turismo enquanto aporteteórico-conceitual faz um breve comentário sobre a estratégia de desenvolvimento turístico no Brasil preconizado pelogoverno na esfera federal com a elaboração do Plano Nacional de Turismo apresentado para o período 2003-2007, efocaliza o caso da Região Metropolitana de Curitiba. Conclui-se que a formação de clusters e/ou redes locais decooperação no turismo, é uma estratégia acertada para se buscar promover a expansão desta atividade em escalaregional, podendo por sua vez contribuir para o desenvolvimento local.

Referências

ALMEIDA, J. & RIEDL. (Org.). Turismo Rural eDesenvolvimento Sustentável. Santa Maria: Ed. Da Universidade de Santa Maria, 2002.

BENI, M. C. Política e estratégia de desenvolvimento regional. Planejamento integrado do turismo. In: Turismo e Desenvolvimento Local. v. 1. São Paulo: Hucitec. p. 79-86, 1997.

ECOPARANÁ/COMEC/EMATER. Projeto Região Metropolitana de Curitiba. Versão preliminar. Curitiba, 1999. EMBRATUR. Indicadores do turismo no Brasil. Documentos na internet. 2001. Disponível em: .

EUROSTAT/L’AGENCE EUROPÉENNE DE ENVIRONNEMENT. S.D.E.C - Schéma de développment de l’espace communautaire. Une strategie pour un developpment equilibré et soutenable de l’Union Européenne. Bruxelles: Comission Européenne, 1999.

GARCÍA MACÍAS, A. Redes sociales y “clusters” empresariales. Redes - Revista Hispano para análises das redes sociales. v. 1#16. México: Universidad de Aguascalientes, 2001.

HALL, C. M. & LEW, A. A. (Orgs.). Sustainable tourism. A Geographical perspective. London/New York: Longman, 1997.

HALL, C. M. Planejamento Turístico. Políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto, 2001.

IPEA/USP/IPPUC . Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana. Curitiba. Série Gestão do Solo e disfunções do crescimento urbano. Brasília, 2001.

LUCCHESE, T. Rede de Cooperação Turística – Instrumento de Desenvolvimento do Turismo Rural Local. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.

MARCHENA, M. El turismo metropolitano. Una aproximación conceptual. Revista Estúdios Turísticos. 126. 1994, p. 07-21.

MINISTÉRIO DO TURISMO – Plano Nacional de Turismo. Diretrizes e Metas e Programas. Brasília, 2003.

MISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E DA AMAZÔNIA LEGAL – Programa Nacional de Ecoturismo-Proecotur. Brasília, 2003.

PARANÁ TURISMO. Dados estatísticos relativos ao turismo no Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, 2001.

PARANÁ TURISMO. Política Estadual de Turismo. Secretaria de Estado do Turismo - SETU. Curitiba. PEARCE, D. Tourism Today: A geographical analysis. New York/London: Longman, 1991.

PHILLIPS, P. A. Strategic planning systems in hospitality and tourism. UK: Cabi Publishing, 1998.

PORTER, M. O que é Clusters. Geranegócio. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2002.

RODRIGUES, A. B. (Org.). Turismo e desenvolvimento local. São Paulo: Hucitec, 1997.

_____. Desenvolvimento local como bandeira de uma política de emancipação e afirmação. In: Políticas públicas e o lugar do turismo. Brasília: UNB/MMA/ PROECOTUR, 2002.

SEBRAE. Programa Sebrae de Turismo. 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2004. SILVA, J. A. S. Turismo, crescimento e desenvolvimento: uma análise urbano-regional baseada em cluster. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2004.

SILVEIRA, M. A. T. da. Ecoturismo, políticas públicas e a estratégia paranaense. In: Ecoturismo. Perspectivas e desafios. São Paulo: Ed. Hucitec. 2003.

_____. Turismo, políticas de ordenamento territorial e desenvolvimento. Um foco no Estado do Paraná no contexto regional. Tese de Doutorado. FFLCH/USP, São Paulo, 2002.

_____. Política de Turismo. Oportunidades ao Desenvolvimento Local In: Turismo Rural. 1. ed., São Paulo: Contexto, 2001.

_____. Turismo e espaço urbano. Uma abordagem de Curitiba. In: Da Cidade ao Campo. A Prática Turística. 1. ed. Fortaleza: Editora FUNECE, 1998.

_____. Planejamento Territorial e Dinâmica Local. Bases para o Turismo Sustentável. In: Turismo e Desenvolvimento Local. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SMITH, S. Tourism analysis. A handbook. New York/ London: Longman, 1992.

The spatial structure of coastal tourism: a behavioral approach. Tourist Recreation research, 13 (2),11-14, 1988.

VALENZUELA, M. (Org.). Los turismos de interior. El retorno a la tradición viajera. Madrid: Colección de Estúdios/UAM, 1997.

VASCONCELOS VALE, G. Concebendo um novo paradigma de desenvolvimento na Microrregião de Araxá, Minas Gerais. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2004.

VERA, F. et al. Análisis territorial del turismo. Una nueva Geografía del Turismo. Barcelona: Ariel, Col. Geografía, 1997.

Downloads

Publicado

2016-02-23

Como Citar

Tarlombani da Silveira, M. A. (2016). Turismo e estratégias de desenvolvimento local. Interações (Campo Grande), 7(11). https://doi.org/10.20435/interações.v7i11.505

Edição

Seção

Artigos