Agroindustrialização de Alimentos nos Assentamentos Rurais do Entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e sua Inserção no Mercado Turístico, Bonito/MS

  • Liliane Lacerda
  • Lidiamar Barbosa de Albuquerque
  • Sinéia Mara Zattoni Milano
  • Márcia Brambilla
Palavras-chave: Assentamentos rurais, agroindustrialização, turismo, Bonito/MS.

Resumo

Resumo: Os projetos de assentamentos rurais possibilitam o acesso a terra, entretanto as famílias assentadas aindaenfrentam dificuldades ao tentar tirar dela o seu sustento. Uma das alternativas para minimizar o problema eviabilizar a sua permanência no campo tem sido a transformação do excedente da produção familiar em produtosagroindustrializados. Assim, o objetivo deste trabalho foi capacitar pequenos produtores rurais dos AssentamentosGuaicurus e Santa Lúcia, localizados no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Bonito/MS, para aagroindustrialização de frutas e hortaliças, cultivados em bases agroecológicas. Desde sua implantação, foramproduzidos 2.682 potes de conservas (2.000 vendidos e 682 consignados). Esta comercialização tem gerado ganhossocioeconômicos para os assentados ao mesmo tempo em que se propõe um modelo produtivo ambientalmente maisadequado, diminuindo a pressão sobre o Parque.

Referências

ARAÚJO, M. L. C. Luta pela terra e modernização da agricultura. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2005.

BRASIL. Programa de Turismo Rural na Agricultura Familiar. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2005.

BUAINAIN, A. M., Pires, D. Reflexões sobre reforma agrária e questão social no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 15/02/2003.

DIAS, J. As potencialidades paisagísticas de uma região cárstica: o exemplo de Bonito, MS. Dissertação de Mestrado. Presidente Prudente, 1998, 183 p. Fundação Neotrópica do Brasil, Projeto Ecodesenvolvimento no Entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, 2004.

HEREDIA, B. Medeiros, L. Palmeira, M. Cintrão, R. Leite, S. P. Assentamentos rurais e perspectivas da reforma agrária no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2005.

HOMEM DE CARVALHO, J. L. Prove – Programa de Verticalização da Pequena Produção Familiar. Brasília. Programa de Gestão Urbana/UN HABITAT, 2. ed, 2003.

IDATERRA – Instituto de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul – Plano de Desenvolvimento Sustentável Projeto de Assentamento Santa Lúcia, Bonito/MS, 2001. Milano, S. M. Z. Diagnóstico Socioeconômico do entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, 2002.

PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O que é agricultura familiar. Disponível em: <http://www.pronaf.gov.br>. Acesso em 08 mar. 2005.

SPAROVEK, G. A qualidade dos assentamentos da reforma agrária brasileira. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2003

Publicado
2016-02-19
Seção
Artigos