Preparativos e festividades do casamento de descendentes de imigrantes alemães na metade do século XX, no Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Casamento, Cultura alemã, Memória, Narrativas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar aspectos sobre os preparativos e as festividades de casamento de descendentes de imigrantes alemães na metade do século XX, no Rio Grande do Sul. Para tal, utilizam-se estudos sobre o ritual do casamento, uma entrevista realizada com o historiador Telmo Lauro Müller e a narrativa de três casais desse grupo étnico, por meio de etnografia, trazendo elementos para ponderações sobre memória, cultura e sociedade.

Biografia do Autor

Sandra Maria Costa dos Passos Colling, Universidade Feevale

Doutoranda e mestra em Processos e Manifestações Culturais, especialista em Arteterapia e graduada em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Aperfeiçoamento em Arte-Educação Integral e Contemporânea pelo Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais. Bolsista CAPES, participante do Grupo de Pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional (Feevale, CNPq). Assessora em educação e avaliadora de feiras multidisciplinares em nível escolar, de municípios do Vale do Rio dos Sinos, e na Mostratec. 

Roswithia Weber, Universidade Feevale

Doutora e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Mestrado Profissional em Letras e dos Cursos de História e Turismo da Universidade Feevale em Novo Hamburgo, RS. Desenvolve pesquisas com ênfase em história regional do Brasil, bem como na área de literatura e processos de construção de identidades, produções literárias e manifestações culturais e ensino. 

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FERNANDES, Letícia Prezzi. Produções de Casamento Contemporâneas: educação, cultura e gênero. 2014. Orientador: Luis Henrique Sacchi dos Santos. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

MAGNANI, José G. C. Etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 129-56, jul./dez. 2009.

MAGNANI, José G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.

MÜLLER, Telmo Lauro. Casamento de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. Entrevista verbal concedida a Sandra Maria Costa dos Passos Colling. São Leopoldo, Museu Visconde de São Leopoldo, maio 2002, [arquivo .mp3] (1h10min).

PINHO, Érika Bezerra de Meneses. “Um sonho não tem preço”: uma etnografia do mercado de casamentos no Brasil. 2017. 403 fl. Orientador: Ruben George Oliven. Tese (Doutorado em Antropologia Social) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2017.

Publicado
2020-06-04