Estudos do comportamento da liderança na Cooperativa de Crédito Rural Centro Norte do Mato Grosso do Sul, unidade Chapadão do Sul, como fator de desenvolvimento local
Palavras-chave:
liderança, cooperativa, desenvolvimento local.Resumo
Ser líder em um mundo de mudanças torna-se um desafi o para os administradores que necessitam deprofi ssionais capazes de conduzir seus colaboradores a um resultado. Apontar um “líder ideal” se torna um desafi o,e muitas perguntas são lançadas, pois como administrar pessoas com vontades, desejos, anseios, sendo que nósmesmos, muitas vezes não entendemos nosso próprio “eu”? Qual é a melhor maneira de liderar uma pessoa? Qual omelhor estilo a ser adotado? O objetivo desse trabalho foi esclarecer o que é liderança, os tipos de liderança, as funçõese o perfi l do líder e como o administrador poderá conquistar o perfi l de líder ideal, no estudo de caso do Sicredi.
Referências
BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996.
BERG, Ernesto Artur. Manual do chefe em apuros: como lidar e resolver seus problemas no dia-a-dia. São Paulo: Makron Books, 1999.
CHIAVENATO, Roberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
GRIFFIN, Geraldo R. Maquiavel na administração: como jogar e ganhar o jogo do poder na empresa. Trad. Geni G. Goldschmidt. São Paulo: Atlas, 1994.
HUNTER, James C. O monge e o executivo. Trad. Maria de Conceição Fornos Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
KLIKSBERG, Bernardo. Capital Social y Cultura, Claves Essenciales Del Desarrollo. Revista de La Cepal., p. 85-102, dez. 1999.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MUCCHIELLI, Roger. O trabalho em equipe. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
YOUGUEL, Gabriel. Creación de Competencias em Ambiente Locales y Rede Productivas. Revista de La Cepal., p. 105-119, ago. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.